O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, revelou sua posição sobre o projeto de lei aprovado recentemente no Estado, que visa dar aos carros híbridos flex isenção de IPVA por período de dois anos e aumento gradual da alíquota nos próximos oito anos.
Tarcísio, em entrevista coletiva, disse que dará isenção de IPVA (50% do valor que cabe ao Estado) somente para os carros produzidos em São Paulo, onde atualmente estão as montadoras Volkswagen, Hyundai, General Motors, Toyota, Honda e GWM.
Sobre a proposta, conforme o site G1, Freitas afirmou: “Não vamos dar isenção de IPVA para carro que vai ser produzido na Bahia ou no exterior”. A citação ao Estado do Nordeste é relativa à BYD, que está construindo em Camaçari sua fábrica de carros híbridos e elétricos.
O governador questionou: “A gente tem que pensar na vocação do Estado de São Paulo. Para onde eu quero direcionar a indústria automobilística no Estado de São Paulo, o que é mais aderente à nossa vocação?”
Freitas citou os fabricantes instalados em São Paulo. Ele disse: “Eu tenho a GM que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a GWM que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a Toyota que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a Volkswagen que vai produzir híbrido em São Paulo”.
Aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo, o projeto de lei excluiu carros e ônibus elétricos da isenção de IPVA estadual, que será de dois anos, com reajustes de 1% na alíquota a cada dois anos até 2032, quando retornaria a 4%.
Tarcísio de Freitas comentou: “Nós temos o ciclo da cana, que é o ciclo onde tudo se aproveita, onde a gente tira o etanol de primeira geração, etanol de segunda geração, o biometano, o hidrogênio que vem a partir da reforma do etanol, o combustível sustentável de aviação, e é óbvio que o estado de São Paulo tem que se voltar para os biocombustíveis”.
Com isso, os modelos Corolla Hybrid e Corolla Cross Hybrid serão os primeiros beneficiados já em 1 de janeiro, se o governador sancionar a lei com mudanças para a origem dos veículos beneficiados.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!