Governador de São Paulo diz que dará isenção de IPVA a híbridos flex apenas para os fabricados no Estado; medida visa defender interesses econômicos da região

toyota corolla cross 2025 avaliação na (1)
toyota corolla cross 2025 avaliação na (1)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, revelou sua posição sobre o projeto de lei aprovado recentemente no Estado, que visa dar aos carros híbridos flex isenção de IPVA por período de dois anos e aumento gradual da alíquota nos próximos oito anos.

Tarcísio, em entrevista coletiva, disse que dará isenção de IPVA (50% do valor que cabe ao Estado) somente para os carros produzidos em São Paulo, onde atualmente estão as montadoras Volkswagen, Hyundai, General Motors, Toyota , Honda e GWM.

Sobre a proposta, conforme o site G1 , Freitas afirmou: “Não vamos dar isenção de IPVA para carro que vai ser produzido na Bahia ou no exterior”. A citação ao Estado do Nordeste é relativa à BYD, que está construindo em Camaçari sua fábrica de carros híbridos e elétricos.

O governador questionou: “A gente tem que pensar na vocação do Estado de São Paulo. Para onde eu quero direcionar a indústria automobilística no Estado de São Paulo, o que é mais aderente à nossa vocação?”

Freitas citou os fabricantes instalados em São Paulo. Ele disse: “Eu tenho a GM que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a GWM que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a Toyota que vai produzir híbrido em São Paulo, eu tenho a Volkswagen que vai produzir híbrido em São Paulo”.

Aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo, o projeto de lei excluiu carros e ônibus elétricos da isenção de IPVA estadual, que será de dois anos, com reajustes de 1% na alíquota a cada dois anos até 2032, quando retornaria a 4%.

Tarcísio de Freitas comentou: “Nós temos o ciclo da cana, que é o ciclo onde tudo se aproveita, onde a gente tira o etanol de primeira geração, etanol de segunda geração, o biometano, o hidrogênio que vem a partir da reforma do etanol, o combustível sustentável de aviação, e é óbvio que o estado de São Paulo tem que se voltar para os biocombustíveis”.

Com isso, os modelos Corolla Hybrid e Corolla Cross Hybrid serão os primeiros beneficiados já em 1 de janeiro, se o governador sancionar a lei com mudanças para a origem dos veículos beneficiados.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X