Para responder essa pergunta, primeiro temos que entender bem a dúvida.
Se você quer dizer manter o carro ligado, sem andar, em ponto morto, podemos afirmar que o motor precisa o tempo todo de combustível para poder funcionar, seja ele movido a gasolina ou álcool, mesmo que o carro esteja completamente parado.
Como o combustível é queimado para fazer o motor funcionar, e sem combustível o motor não funciona, essa situação obviamente gasta combustível.
O consumo nesses casos não é medido em quilômetros por litro, obviamente, pois o carro não está percorrendo nenhum quilômetro. Calculamos então em termos de litros por hora.
Dependendo do modelo do carro, este consumo varia entre 1,5 litro a 3 litros por hora.
Por exemplo, no caso de um Ford Focus 2.0 Flex, o consumo que o computador de bordo marca (sabemos que o computador de bordo não é exato, e sim apenas uma ideia do consumo) é o seguinte:
- Em torno de 1,5 litro por hora com o uso de gasolina e com o ar condicionado desligado.
- Em torno de 1,9 litro por hora com o uso de gasolina e com o ar condicionado ligado.
- Em torno de 2,5 litros por hora com o uso de etanol e com o ar condicionado desligado.
- Em torno de 3,0 litros por hora com o uso de etanol e com o ar condicionado ligado.
Essa variação acontece dependendo do motor, se ele é moderno ou não, e da cilindrada, se ela é grande ou não, quantos cilindros tem, etc. Também temos de levar em conta se o ar-condicionado está ligado.
Com isso podemos chegar a um custo em reais, de aproximadamente R$ 10,50 a R$ 21 por hora em que o carro fica ligado sem andar.
Mas se você estiver se referindo ao carro parado, motor desligado, e apenas a chave ligada e as luzes do painel acesas, aí não, não existe consumo pois o motor não está funcionando.
Apenas existirá um consumo de energia da bateria, que poderá arriar e você ficar sem conseguir ligar o carro depois.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!