Goodyear apresenta pneus inteligentes que monitoram a condição das estradas e podem até impedir acidentes de acontecer

goodyear sightline (2)
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Com as novas regulamentações exigindo que todos os carros vendidos nos EUA tenham sistemas de frenagem automática de emergência (AEB) até 2029, as montadoras enfrentam desafios para atender às exigências, especialmente em condições adversas.

A Goodyear surge como uma possível aliada, apresentando uma inovação no CES em Las Vegas: pneus equipados com sensores capazes de detectar condições perigosas da estrada e colaborar com sistemas avançados de assistência ao motorista.

A tecnologia, batizada de SightLine, permite que os pneus monitorem o atrito com a superfície da estrada, identifiquem condições como gelo ou chuva, e acionem o AEB mais cedo em situações de risco.

Isso pode reduzir a distância de frenagem e diminuir a probabilidade de colisões, mesmo em superfícies de baixa aderência.

goodyear sightline (1)
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“A AEB pode ser mais assertiva muito antes”, explicou Werner Happenhofer , vice-presidente de inteligência de pneus e soluções de mobilidade elétrica da Goodyear. “Se o sistema detecta menor potencial de fricção, ele reage mais cedo para evitar um possível acidente.”

Os testes mostraram que o sistema funciona mesmo em velocidades de até 80 km/h (50 mph), ampliando a eficácia do AEB em condições desafiadoras, como chuva intensa, neve ou gelo.

Embora cerca de 90% dos veículos leves vendidos atualmente nos EUA já tenham AEB como padrão, as novas regulamentações exigem melhorias significativas.

Os sistemas deverão ser capazes de detectar pedestres, ciclistas e outros usuários vulneráveis da estrada, inclusive à noite, além de funcionar em velocidades mais altas.

As montadoras, no entanto, pediram um adiamento na implementação, alegando que as tecnologias atuais ainda são insuficientes para atender aos novos padrões. A Goodyear, por outro lado, afirma que sua tecnologia SightLine pode ajudar as fabricantes a cumprir essas exigências dentro do prazo.

Chris Helsel, vice-presidente de inovação global da Goodyear, disse que a novidade pode surpreender as montadoras.

“As pessoas talvez não pensassem que os pneus poderiam ajudar a atender essas regulamentações, mas a tecnologia está aqui. Nosso objetivo é mostrar que podemos ser uma parte da solução.”

Introduzido inicialmente em 2021, o SightLine inclui sensores que monitoram a pressão do ar, o nível de atrito com a estrada e o desgaste do pneu. Agora, a Goodyear está expandindo a aplicação para integrar os pneus aos sistemas de frenagem automática dos veículos.

Além disso, a tecnologia foi desenvolvida seguindo padrões de software automotivo, facilitando a integração com os sistemas das fabricantes e fornecedores de primeira linha.

Apesar de seus avanços, a Goodyear enfatiza que a tecnologia SightLine ainda não está disponível no mercado. Caitlyn Duran, porta-voz da empresa, explicou que o anúncio no CES é apenas uma demonstração do potencial da tecnologia.

No entanto, a Goodyear espera que o SightLine se torne uma peça-chave para ajudar as montadoras a atender às exigências de 2029, ao mesmo tempo em que melhora significativamente a segurança dos veículos em condições de estrada reais.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.