O VW Golf 2010 é um hatch médio desejado por muitos, não à toa, esportividade, confiabilidade e estilo sempre acompanharam o modelo. Nesse texto vamos abordar as versões de 2010 e falar tudo sobre elas.
Trouxemos um relato do Golf de sétima geração, ou Mk7, agora vamos falar do seu antecessor, pelo menos aqui no Brasil, o Golf Mk4.5, na Europa ainda tivemos as gerações Mk5 e Mk6, que não vieram para o Brasil.
A geração Mk4.5 foi baseada na Mk4 (conhecido Golf Sapão), com algumas atualizações e melhorias.
Manteve a mesma estrutura do anterior, com a suspensão acertada, bom acabamento, câmbio preciso e suave e motorização robusta.
As alterações foram mais visuais: Faróis, para-choques, lanternas e grades foram as principais modificações estéticas.
Versões
No Golf 2010 tivemos as versões Sportline, GT, Black Edition e MI 2.0, todas com ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga e computador de bordo.
Vale lembrar que nesse ano não existiu a versão esportiva GTI, com o famoso motor 1.8 turbo de 193 cv.
- Golf 2010 Sportline (versão mais básica): Vinha somente com o motor 1.6, rodas aro 16”, bancos de couro, opcionalmente podia vir com ABS, Airbag, teto solar, ar-condicionado digital e sensor de chuva.
- Golf 2010 MI 2.0: Já com motorização 2.0, opção de câmbio automático Tiptronic de 6 marchas, rodas aro 15” e opcionalmente também com ABS, Airbag, teto solar, ar-condicionado digital e sensor de chuva.
- Golf 2010 GT: Também com propulsor 2.0, ganhava alguns mimos, como soleira e grades com emblema “GT”, rodas aro 16”, máscara negra nos farois e lanternas, era basicamente a versão Sportiline com motor 2.0 e mudanças visuais. Airbags e ABS ainda eram opcionais, assim como nas demais versões.
- Golf 2010 Black Edition: Com motor 2.0 e câmbio automático Tiptronic, tinha alterações visuais, vendido somente na cor preta, acabamento internos diferenciados, rodas aro 17”, escapamento com saída dupla cromada e emblemas “Black Edition”, vinha com todos opcionais, como ABS, Airbag duplo, CD player com Bluetooth, ar-condicionado digital só não possuía teto solar, sensor de chuva e retrovisor fotocrômico, basicamente, mas eram opcionais.
Motorização
Os motores ofertados no Golf 2010 eram:
1.6 Flex VHT: O motor de código EA111, 1.6 de 8v, 104 cv com álcool e 101 cv quando abastecido com gasolina e torque de 15,6 kgfm no álcool e 15,4 kgfm na gasolina, tem um desempenho aceitável, sempre acompanha câmbio manual de 5 velocidades. Promove aceleração de 0 a 100 km/h em 11,4 s e velocidade máxima de 188 km/h.
2.0 Flex: Código EA113, 2.0 8v, rende 120 cv no álcool e 116 cv na gasolina, com torque de 18,3kgfm no álcool e 17,3 kgfm na gasolina, tem um bom desempenho, é um motor robusto e pode acompanhar câmbio manual de 5 velocidades ou automático de 6 velocidades. Promove aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 s e velocidade máxima de 203 km/h.
Transmissão
O câmbio manual de 5 velocidades MQ200 do Golf 2010 é reconhecido pela robustez, engates suaves e marchas bem escalonadas, não possuí problemas crônicos e tem bom desempenho.
O câmbio automático de 6 velocidades Tiptronic divide opiniões, ele possui alguns relatos de problemas no engate e alguns trancos, no geral é um câmbio robusto, então teste todas as posições do câmbio e se não apresentarem problemas, dá pra confiar.
Consumo
Na versão 1.6 do Golf 2010, o consumo urbano fica na faixa de 7 km/l no álcool e 9 km/l na gasolina, enquanto no uso rodoviário fica em cerca 9 km/l no álcool e 12 km/l na gasolina.
Já nas versões automáticas 2.0 o consumo urbano fica na faixa de 6 km/l no álcool e 8 km/l na gasolina, enquanto no uso rodoviário fica em cerca 7 km/l no álcool e 11 km/l na gasolina, nas versões manuais há ligeira melhora no consumo, ficando próximas das versões 1.6.
Preços
Veja os preços do Golf 2010. Para facilitar a comparação, escolhemos a região de São Paulo -SP e abaixo os preços das versões:
- Sportline: De R$ 44.000,00 a R$ 50.000,00
- MI 2.0: De R$ 44.000,00 a R$ 50.000,00
- MI 2.0 Tiptronic: De R$ 44.000,00 a R$ 50.000,00
- GT: De R$ 48.000,00 a R$ 53.000,00
- GT Tiptronic: De R$ 46.000,00 a R$ 51.000,00
- Black Edition Tiptronic: De R$ 48.000,00 a R$ 53.000,00
Os valores são bem próximos, por exemplo, a versão Black tem preços bem similares à versão GT e a Sportline tem o preço parecido com o MI 2.0, sendo a Sportline mais equipada e a MI com desempenho melhor.
Principais problemas e reclamações do Golf 2010
- Tuchos: Na versão 1.6, houveram diversos relatos de tuchos batendo, que podem gerar a necessidade de troca deles e inclusive do comando de válvulas, fique atento a esse problema. A melhor forma de identificar é na primeira partida do dia, então uma ideia é pedir para o vendedor deixar o carro frio e você dar a partida quando for avaliar, o barulho é bem alto e se assemelha à uma máquina de costura ligada.
- Peças plásticas de acabamento: Existem diversos relatos de peças descascando e quebrando, nos puxadores, painel e consoles, olhe cuidadosamente o acabamento do carro.
- Seguro: Dependendo da sua região e perfil, os valores de seguro para esse carro podem ser exorbitantes, em grande parte devido a ser visado para roubo.
- Câmbio automático: A versão Tiptronic tem alguns relatos de problema no acionamento e trocas de marcha.
Ficha técnica
Motorização | 1.6 | 2.0 | ||
Combustível | Álcool | Gasolina | Álcool | Gasolina |
Potência (cv) | 104 | 101 | 120 | 116 |
Torque (kgf.m) | 15,6 | 15,4 | 18,3 | 17,3 |
Velocidade Máxima (km/h) | 188 | 203 | ||
Tempo 0-100 (s) | 11,4 | 9,6 | ||
Consumo cidade (km/l) | 7 | 9 | 6 | 8 |
Consumo estrada (km/l) | 9 | 12 | 7 | 11 |
Injeção | Multiponto indireta | Multiponto indireta | ||
Câmbio | Manual de 5 velocidades | Manual de 5 velocidades ou automática de 6 velocidades | ||
Tração | Dianteira | Dianteira | ||
Direção | Hidráulica | Hidráulica | ||
Suspensão dianteira | Suspensão tipo McPherson | Suspensão tipo McPherson | ||
Suspensão traseira | Suspensão tipo eixo de torção | Suspensão tipo eixo de torção | ||
Freios | Disco ventilado e sólido(traseira) | Disco ventilado e sólido(traseira) | ||
Peso (kg) | 1173 | 1212 | ||
Capacidade tanque (l) | 55 | 55 |
Conclusão
O Golf é uma boa escolha de hatch médio, possui mecânica confiável e poucos problemas crônicos, porém com custo um pouco elevado e o seguro pode ser impeditivo, pode valer a pena olhar para os concorrentes Hyundai i30 e Ford Focus.
Eles apresentam desempenho até superior e custo de similar, igualmente (ou mais) completos. De qualquer forma, certamente o Golf vai te fazer feliz se pegar um exemplar em bom estado.
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