A General Motors suspenderá a produção de dois modelos da Chevrolet, sendo eles Onix e Onix Plus por um período de duas semanas em Gravataí, no Rio Grande do Sul. Os dois são os mais vendidos da montadora no país.
Entre 12 a 25 de fevereiro, a GM paralisará a produção na fábrica gaúcha supostamente para fazer um ajuste na linha de montagem, mas o sindicato local, diz ser outra coisa. A planta produz 1.000 unidades do Onix diariamente e emprega 7.000 pessoas.
Destas, 5.000 são do chamado “chão de fábrica” e responsáveis pelos dois turnos de produção na planta, porém, o sindicato dos metalúrgicos da região diz que a montadora não deu detalhes sobre o motivo de suspender a produção.
Todavia, como apontado por Valcir Ascari, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, existe a suspeita de que a empresa busque uma redução dos estoques como o tradicional “ajuste de produção à demanda”.
Uma suspensão de duas semanas na produção, deverá afetar o desempenho do Onix no mercado, em especial no ranking de vendas, dando mais vantagem aos rivais HB20 e Polo, que se posicionaram na frente do Chevrolet em janeiro.
Obviamente, o ano só está começando e a GM terá muitos meses para reverter a perda de produção em fevereiro. Com a disputa cada vez mais acirrada no segmento de hatches compactos, o Onix é uma moeda valorizada no mercado.
Mesmo sem novidades, o hatch continua a atrair compradores, seja pessoa física ou jurídica, indicando que tem um conjunto que atende muita gente. No ano passado, o Onix vendeu 102.043 exemplares, enquanto o Onix Plus emplacou 74.887 unidades.
Em Gravataí, a GM anunciou aos funcionários o seguinte: “A fábrica da GM em Gravataí fará ajuste no programa de produção e concederá férias coletivas aos empregados dos dias 12 a 25 de fevereiro”.
Segundo Ascari, em 31 de janeiro, a diretoria regional da GM se reuniu na fábrica da Grande Porto Alegre para reafirmar com representantes locais, que a montadora não sairá do país e que parte do investimento de R$ 7 bilhões, será aplicado na unidade.
[Fonte: Auto Data]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!