Estagnada eletricamente fora da América do Norte, a GM foca em seus negócios chineses com a sócia SAIC que, além da Wuling, tem a marca Baojun como um dos players da joint-venture para atacar outras marcas locais.
O lado ruim disso é que essa ação está localizada somente na China e até o momento, a GM não fez nada para deter o avanço de marcas como BYD na América Latina, nem mesmo no México, onde a marca quer ter uma fábrica, assim como no Brasil.
Enquanto essa história não muda seu enredo, na China, a Baojun segue seu curso e logo mais haverá um novo jipinho elétrico por lá, mas diferente do modelo Yep, um rival do Suzuki Jimny, o chamado Yep Plus terá quatro portas.
Tendo sido mostrado apenas em uma imagem, o Baojun Yep Plus parece uma mistura feliz de Land Rover com Suzuki, ostentando pintura em dois tons, molduras laterais destacadas, retrovisores estilosos e o conjunto ótico frontal com quatro DRL´s em LED.
Com barras no teto, o Baojun Yep Plus também deve portar estepe externo e uma vigia grande, assim como lanternas em LED compactas, como no diminuto Yep.
Subcompacto, o Baojun Yep Plus deve medir em torno de 4,00 m de comprimento, já que o Ype tem 3,38 m, levando assim mais confortavelmente quatro ou cinco pessoas com algum espaço para bagagens.
A iniciativa da SAIC-GM é ampliar a gama de pequenos carros elétricos no mercado chinês, seguindo a onda criada pelo Wuling Mini EV, que é de uma categoria abaixo, mas que moveu o mercado a acelerar enormemente as vendas de elétricos.
O Yep tem motor elétrico de 67 cavalos e bateria de lítio de 28,3 kWh, que lhe confere 303 km no ciclo CLTC, porém, espera-se que o jipinho tenha mais força e uma célula de energia maior, porém, apenas para compensar seu tamanho e manter barato com o mesmo alcance. Vem? Sem uma mudança de postura da GM, não vem…
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!