A General Motors diretamente já esteve envolvida na produção de veículos na Tailândia, de onde saíam modelos como a picape Chevrolet Colorado, a nossa conhecida S10, assim como sua variante SUV, que aqui sabemos ser a Trailblazer.
Mas a GM saiu de lá, porém voltou indiretamente com uma empresa chamada EV Primus, representante local da SAIC-GM-Wuling. Ela está lançando no mercado local o Wuling Bingo, que também tem a companhia do Wuling Air, um microcarro muito barato.
O Wuling Bingo é um modelo recente da joint-venture e tem linhas semelhantes em proposta às de modelos como o JAC Yttrium, por exemplo. Ele e o Air, um primo do Wuling Mini EV, estão fazendo sucesso no país asiático.
O Bingo teve 800 unidades vendidas antes da entrega, enquanto o Air recebeu pedidos para 1.000 exemplares. A planta tailandesa tem capacidade para 10.000 carros por ano e seguirá focando em carros elétricos.
A EV Primus recebeu suporte técnico da engenharia da SGW para o processo industrial envolvido na produção de carros elétricos da Wuling na Tailândia. O plano é ter seis modelos localizados até 2027, estreando com estes dois.
Com isso, a GM indiretamente busca alternativas ao mercado chinês com suas sócias por lá e pode ser assim também aqui no Brasil, onde carros da Baojun e também da Wuling andam camuflados e adesivados em uma campanha de marketing que pode ou não estar relacionada com a montadora.
O que se sabe é que o Brasil se tornou um dos alvos dos fabricantes chineses no mercado internacional, ainda mais pelas vendas locais estarem certas de fecharem positivamente 2024 com dois dígitos.
O Wuling Starlight S e o Baojun Yep Plus podem ser o início de uma operação que pode ter dimensões futuras como essa da Tailândia ou até maior. Enquanto isso, na China, a GM enfrenta uma dura queda nas vendas.
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