General Motors suspende produção de Onix e Onix Plus por mais de dois meses em 2025; dupla da Chevrolet terá impacto nas vendas

gm gravataí 3
gm gravataí 3

O Sinmgra, Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, revelou que acertou um novo acordo trabalhista com a General Motors para suspensão da produção dos modelos Chevrolet Onix e Onix Plus.

Segundo o site Auto Data , o sindicato fechou um acordo de layoff de dois meses e oito dias a partir de 22 de abril e, segundo Valcir Ascari, de 700 a 1.000 empregados deverão ficar em casa no período.

Novamente, o motivo da suspensão na produção dos compactos da Chevrolet é o ajuste em relação à demanda, ou seja, cortar porque as vendas caíram no mercado nacional.

Em nota, a GM disse: “A General Motors informa que está em processo de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí para a adoção de um período de suspensão temporária de contratos de trabalho, que deverá afetar parcialmente a produção. A medida, caso aprovada, tem como objetivo adequar a produção da fábrica de Gravataí, responsável pelos modelos Onix e Onix Plus, à demanda atual do mercado”.

O sindicato negociou, para o período de layoff, vale-alimentação integral, décimo terceiro salário, PLR integrais e cursos profissionalizantes para quem estiver com seu contrato de trabalho temporariamente suspenso.

Essa suspensão da produção de Onix e Onix Plus seguirá outra que ainda nem começou… A partir de 17 de fevereiro, a GM para em Gravataí novamente e dessa vez serão 20 dias de férias coletivas e mais 10 dias de licença remunerada.

Isso envolverá todos os 5 mil funcionários da GM na fábrica do Rio Grande do Sul, o que, somado ao novo período de suspensão da produção, que deve afetar dois turnos, a fábrica ficará mais de três meses com a produção suspensa e depois reduzida.

Com as medidas, as vendas do Onix e do Onix Plus devem ser afetadas no mercado nacional, onde o hatch vendeu 5,6 mil carros no mês passado e o Onix Plus emplacou pouco mais de 3 mil.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X