General Motors promete carro elétrico acessível no Brasil; modelo chegará até o fim da década

chevrolet captiva starlight 1

A General Motors prometeu um carro elétrico acessível no Brasil até o fim da década, espelhando aí a expectativa de clientes da Chevrolet que esperam por um modelo que seja moderno e eficiente em consumo de energia.

Embora não tenha citado a Chevrolet em entrevista ao site Auto Data , Fábio Rua, vice-presidente da GM South America, indicou que o produto terá mais detalhes revelados em janeiro, quando a GM comemorará seu centenário no Brasil.

A data é próxima e com ela também a expectativa de que a GM revele se está ou não por trás da operação que, no momento, testa e divulga modelos elétricos chineses das marcas Baojun e Wuling no Brasil.

A abordagem desse projeto é bem distinta daquela normalmente feita pela GM, com seus carros camuflados monocromáticos a desfilar por todos os lugares, porém, sem nenhuma ação de marketing adicional.

Como se sabe, as duas marcas pertencem à SAIC-GM-Wuling, a joint venture de sempre da GM na China. A montadora americana tem alguns modelos da Chevrolet baseados em carros dessas marcas, em especial a Baojun.

Nomes como Groove e Captiva são usados na América Latina para identificar carros da Baojun. A ação não é isolada, já que a Stellantis faz o mesmo com o Dodge Journey baseado em um carro chinês.

Mas, em relação à Chevrolet no Brasil, a GM está num dilema. Sobre a chegada das marcas chinesas, Rua disse: “Teremos novos entrantes no mercado e isso impacta não só a produção local. Precisamos, criativamente, aumentar o nosso market share, mesmo nas situações adversas.”

Por aí, podemos entender que a GM aumentaria esse risco usando carros da Baojun e Wuling importados da China, especialmente no que tange à produção.

Por outro lado, usaria a mesma arma das novas concorrentes para não perder market share e até aumentar a participação da GM. Nesse caso, Yep Plus e Starlight S (projeção do @kdesignag) sob a Chevrolet aumentariam a presença da marca por aqui.

Assim, adiante, a próxima geração de um deles ou mesmo um novo carro elétrico compacto da Chevrolet para China e Brasil, poderia surgir no período prometido por Rua.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias GM

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X