![jaguar i pace (1) jaguar i pace (1)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/jaguar-i-pace-1.jpg)
Enquanto a Jaguar tenta reestruturar sua marca e acelerar a transição para veículos elétricos, uma nova crise coloca o fabricante britânico em uma posição delicada.
A subsidiária norte-americana da Jaguar Land Rover (JLR) anunciou que irá readquirir 2.760 unidades do modelo I-Pace ano 2019, após problemas persistentes relacionados à bateria de alta voltagem.
Essa decisão segue o recall de agosto de 2024, identificado como 24V-633, que envolveu os mesmos veículos devido ao alto risco de superaquecimento térmico das baterias.
Inicialmente, a solução apresentada foi limitar o estado máximo de carga das baterias a 80%. No entanto, três incêndios envolvendo o modelo foram registrados nos Estados Unidos após essa atualização, pressionando a montadora a tomar medidas mais drásticas.
![jaguar i pace (2) jaguar i pace (2)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/jaguar-i-pace-2.jpg)
Felizmente, nenhum ferimento ou fatalidade foi relatado.
Os veículos afetados possuem baterias fabricadas pela LG Chem em 2017, um fornecedor que também enfrentou problemas semelhantes com os modelos Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV, obrigando a LG a compensar a General Motors em impressionantes US$ 1,9 bilhão.
Os modelos Jaguar I-Pace afetados foram fabricados entre janeiro de 2018 e março de 2019, não diretamente pela JLR, mas pelo fabricante contratado Magna Steyr, na Áustria.
Mesmo com um preço inicial atual de US$ 72.500, a percepção de confiabilidade do I-Pace foi prejudicada, especialmente em um mercado onde Tesla e Porsche oferecem alternativas mais competitivas.
A crise chega em um momento crítico para a Jaguar, que planeja se reposicionar como uma marca 100% elétrica até o final da década.
O primeiro modelo dessa nova fase será revelado em 2 de dezembro, como parte de uma linha de veículos elétricos ultra-luxuosos baseados na nova Jaguar Electric Architecture.
Entretanto, o recall massivo do I-Pace levanta questões sobre a capacidade da montadora de lidar com os desafios técnicos e financeiros da transição para EVs.
A readquisição dos veículos, embora necessária para restaurar a confiança do consumidor, representa um enorme custo que poderia ter sido investido no desenvolvimento de novos modelos elétricos mais confiáveis e competitivos.
Com Tesla dominando o mercado de SUVs elétricos e Porsche oferecendo alternativas premium, a Jaguar precisa de um plano sólido para superar os prejuízos financeiros e de imagem causados por este recall e demonstrar que pode liderar no segmento de luxo elétrico.
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