Foton procura parceiro brasileiro parta montar caminhões até 2028

foton aumark s 2
foton aumark s 2

A chinesa Foton quer voltar a montar caminhões no Brasil, onde já o fez por duas vezes, buscando novamente ter um parceiro nacional para dar continuidade a sua presença, sendo que o intento será realizado até 2028.

A informação veio do site Auto Data , que publicou ainda que a intenção da Foton de produzir de 13 mil a 15 mil unidades anualmente, com objetivo de ter uma participação de 10% no mercado de veículos comerciais, que vende de 130 mil a 150 mil.

Fábio Pontes, seu diretor de operações da Foton, comentou: “Provavelmente começaremos a produção utilizando a estrutura de um parceiro local, como já aconteceu no passado. Esse projeto está bem avançado, assim como as conversas com o parceiro brasileiro”.

O “parceiro brasileiro” não foi revelado, mas a Foton já teve parceria com a Agrale em 2017, quando seus caminhões leves foram montados na empresa gaúcha de Caxias do Sul.

Já em 2020, a Foton mudou para a Gefco, em Guaíba, igualmente no Rio Grande do Sul. Por ora, não se sabe qual será esse parceiro, que ainda poderia ser uma das duas gaúchas ou mesmo empresas do setor de ônibus, como Marcopolo ou Volare, por exemplo.

Seja qual for, a Foton pretende montar aqui quatro produtos para atuação no segmento de caminhões leves até extrapesados, cujos modelos começarão a ser testados com clientes selecionados a partir de 2026.

Além disso, a Foton está de olho na rede de concessionários que, num país continental como o Brasil, precisa ser extensa. A esse respeito, William Jiang, vice-presidente mundial da Foton, disse: “Hoje temos trinta lojas que estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste e, agora, queremos avançar para o Norte e Nordeste”.

Para o momento, a rede Foton chegará a 50 lojas até o final do ano, subindo para 80 pontos de vendas em 2025 e 100 concessionárias em 2026. Para este ano, a previsão é de vender até 2 mil unidades e 3,5 mil no ano passado.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X