Com consumidores ao redor do mundo enfrentando dificuldades financeiras, a Ford está ajustando sua estratégia para atender à crescente demanda por carros mais acessíveis.
Executivos da montadora anunciaram aos concessionários que aumentarão a produção de versões de entrada de seus modelos e relançarão versões básicas de alguns veículos, com o objetivo de oferecer opções mais econômicas sem comprometer o estilo de vida dos clientes.
Entre os modelos que terão mais versões acessíveis estão o F-150, Escape e Explorer.
A Ford também planeja reintroduzir uma versão básica do SUV Bronco a partir de 2025. Além disso, a montadora pretende ajustar a oferta de configurações para atender às necessidades de regiões específicas nos Estados Unidos, onde a sensibilidade ao preço varia.
Outro ponto destacado foi o lançamento de uma campanha publicitária focada em dois modelos que começam abaixo de 30 mil dólares: o Maverick e o Bronco Sport.
Andrew Frick, presidente da divisão Ford Blue, afirmou que o objetivo é atrair consumidores com orçamento limitado.
“Queremos mostrar aos clientes que buscam carros abaixo de 30 mil dólares que a Ford tem dois produtos incríveis nessa faixa de preço e que você não precisa comprometer seu estilo de vida para economizar,” disse Frick.
A campanha publicitária, prevista para os próximos meses, está sendo temporariamente adiada até que uma solução seja implementada para um recall recente que afeta ambos os modelos.
A expectativa é de que o problema seja resolvido até o início de fevereiro.
Além dos modelos atuais, a Ford também trabalha em novos veículos de baixo custo.
No ano passado, a montadora cancelou planos de produzir dois crossovers elétricos de três fileiras, direcionando esforços para modelos menores e mais baratos, como uma picape elétrica de porte médio programada para 2027.
No entanto, o foco em acessibilidade não é isento de desafios. A Ford planeja descontinuar o Escape, um de seus modelos mais acessíveis, até o final deste ano, o que gerou preocupação entre os concessionários.
Embora os executivos tenham reconhecido as dificuldades, um porta-voz da empresa afirmou que o Escape ainda é um produto importante no portfólio.
Outro obstáculo pode vir de tarifas de 25% sobre produtos importados do México e Canadá, propostas pelo ex-presidente Donald Trump.
Modelos como o Maverick, Bronco Sport e Mustang Mach-E são fabricados no México e poderiam ser impactados pelas tarifas, embora Frick tenha evitado comentar sobre o tema.
Além de ajustes na linha de produtos, a Ford está trabalhando para melhorar a comunicação com seus concessionários.
A empresa pretende continuar com reuniões presenciais pelo país, iniciadas no ano passado, que levaram a mudanças como melhorias na assistência a financiamentos de estoque.
Neste ano, os executivos planejam visitar novos locais e grupos de concessionários no segundo trimestre.
Com consumidores cada vez mais cautelosos em relação ao preço e custos de propriedade, a Ford busca equilibrar suas estratégias para oferecer veículos acessíveis e ao mesmo tempo enfrentar os desafios econômicos do mercado global.
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