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A cada geração, picapes e SUVs tendem a ficar maiores, com raros exemplos de produtos desses segmentos que diminuíram de tamanho, como o Chevrolet Equinox da geração atual.
Nas picapes a coisa é pouco mais concentrada em imponência, com frentes cada vez mais alta e para-choque tão parrudos que até fazem inveja a certos caminhões.
Todavia, essa aparência parruda só é boa para o dono impressionar os amigos, pois para os pedestres, isso pode ser de fato mortal.
Para manter a imponência e tratar os pedestres com mais segurança, a Ford patenteou um dispositivo inflável em para-choques de picapes e SUVs grandes.
O dispositivo foi registrado no serviço de patentes dos EUA, conhecido como USPTO ou United States Patent and Trademark Office.
Na patente, o dispositivo inflável em forma de bolsões, como se for um enorme airbags de cortina, está localizado acima e abaixo do para-choque do veículo.
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Segundo o registro da Ford, o objetivo do dispositivo superior é “reduzir o movimento relativo entre o fémur e a tíbia”.
Nesse caso, proteger as pernas, em especial os joelhos, do impacto direto contra a frente da picape, enquanto a bolsa inferior tem como ação impedir que o pedestre seja engolido para a parte de baixo da picape.
Com estes dois artifícios, a ideia da Ford é minimizar as lesões nos pedestres sem comprometer a proposta de seus carros, ou seja, não interferindo na proposta off-road destes veículos.
O projeto foi registrado, mas não se sabe em que pé anda dentro da Ford, uma vez que qualquer intervenção em carros já existentes demandarão mais custos do que se projetar a próxima geração já com essa tecnologia.
Como se tratam de veículos de alto valor agregado, tais custos adicionais até são permitidos para picapes e SUVs grandes, já que os clientes destes são mais propensos a gastar mais para tê-los.
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