Assim como no Brasil, a Ford deixou o mercado indiano, porém, enquanto aqui continuou como importadora, por lá, saiu totalmente das vendas e nem mesmo quis manter a importação.
No entanto, rumores indicam que a Ford retornará ao mercado indiano e patentes recentes mostram que a marca continua movimentando-se e até mesmo uma nova geração do EcoSport já foi revelada, por exemplo.
A imagem de patente mostra um veículo de sete lugares, que os indianos da Rushlane dizem ser uma minivan, porém, para nós, as saias de rodas e asas formas gerais lembram um SUV de porte médio.
O veículo parece ter entre 4,70 m e 4,80 m de comprimento, com boa distância entre eixos e um estilo em sintonia com o layout global da Ford. Todavia, poderia ser um simples registro do produto que seria feito com a Mahindra.
Muito se fala num retorno da Ford à Índia, mas por meio de parcerias e este já não seria mais o caso da Mahindra. Esta se uniu à Volkswagen e irá utilizar a plataforma MEB modificada para atuar com mais força no mercado interno.
Ainda assim, o grupo Mahindra & Mahindra é grande o suficiente para abraçar mais uma parceria. Anteriormente, a Ford e a Mahindra programavam três modelos novos para a marca americana.
No entanto, a Ford desistiu do negócio com os protótipos ou carros pré-série prontos para produção. Por aqui, existia o projeto de nova geração do EcoSport e nos dois casos, puxou-se o plugue antes que viessem ao mercado.
Se a Ford retornar à Índia, será com foco em eletrificação, porque é o que o governo de Nova Déli busca promover em seu país. A operação será a mais enxuta possível e a importação apenas em nichos onde a marca possua crescer.
Para a Ford, é vital voltar à Índia, mas com lucros, já que a China já não é mais a galinha dos ovos de ouro…
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!