Ford Ranger Limited com motor V6: Visual interessante, bastante potência e preço de apartamento – vale a pena investir?

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A Ford Ranger é uma picape que está presente no mercado brasileiro há décadas, tendo dividido boa parte do público com a S10.

Hoje o mercado de picapes está mais completo, com opções maiores, menores, mais luxuosas e mais simples, dificultando a vida da Ford.

Avaliamos na concessionária a Ranger Limited + Kit Opcional, que é a mais cara da linha (depois da Raptor), e trouxemos os detalhes para você.

Partindo de R$ 354.900,00, a picape vem de série com:

Protetor de caçamba, lanternas traseiras em LED, degrau de acesso à caçamba, luzes de condução diurna (DRL), retrovisores com rebatimento elétrico, faróis de neblina em LED, faróis Full Led, ar-condicionado automático e digital, volante com revestimento premium, volante com ajuste de altura e profundidade, bancos com revestimento premium, ajuste elétrico do banco do motorista, carregador por indução, retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, chave com sensor de presença e partida sem chave, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, farol alto automático, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de permanência em faixa, controle eletrônico de estabilidade, assistente autônomo de frenagem (com detecção de pedestres), airbags (7): frontais, laterais, cortinas e joelho para o motorista, alerta de colisão com aviso luminoso e sonoro, frenagem pós-colisão, câmera de ré, piloto automático, freio de mão eletrônico, diferencial traseiro blocante, direção elétrica, freio a disco nas 4 rodas, sensor de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e tração 4×4.

O kit opcional adiciona:

Rodas de liga leve 20″, painel de instrumentos 12.4″, colorido configurável através de comandos no volante, alerta de tráfego cruzado em marcha ré, assistente autônomo de frenagem em marcha ré (com detecção de pedestres), assistente de manobras evasivas, assistente de permanência e centralização em faixa, assistente em cruzamentos, sistema de monitoramento de ponto-cego (BLIS), câmera 360°, piloto automático adaptativo (ACC) com Stop and Go e pneus 255/55 R20 All Session.

Motorização V6 turbo Diesel é potente

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A Ranger nas versões de topo vem equipada com o motor V6 turbo Diesel e câmbio automático de 10 velocidades, com opção 4×4.

O motor rende 250 cv de potência e mais de 61 kgfm de torque.

Esse powertrain leva os mais de 2.300kg da picape de 0 a 100 km/h em cerca de 9s, com velocidade máxima de 187 km/h.

A S10, que tem motor 2.8 turbo Diesel, tem a aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 9,5s e a velocidade máxima é de 180 km/h.

A Hilux tem a aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 11s e velocidade máxima igualmente de 180 km/h.

A RAM Rampage Diesel faz o 0 a 100 km/h em 9,9s, com velocidade máxima de 196 km/h. A Maverick faz 0 a 100 km/h em cerca de 7,2s e tem velocidade máxima de 175 km/h.

No quesito consumo, a Ford Ranger faz 8,9 km/l e 10,2 km/l de Diesel, na cidade e na rodovia respectivamente. A S10 Diesel faz 9,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na rodovia.

A Hilux Diesel faz 10,1 km/l e 11,3 km/l nos mesmos trajetos. A Rampage Diesel faz 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na rodovia. A Ranger possui uma capacidade de carga de 1.023 kg, com tanque de 80l de Diesel.

A Rampage tem capacidade de carga de 1.015 kg com tanque de 60l de Diesel.

A S10 cabine dupla tem capacidade de carga de cerca de 1.100 kg com tanque de 76l de Diesel.

Dianteira moderna

A Ranger tem um design moderno para o segmento de picapes, em especial na dianteira.

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Começando pelos faróis com DRL em LED que os contorna, trazem um aspecto moderno e tecnológico para o modelo.

O conjunto tem um formato que lembra um “C” e fundo preto em alguns pontos.

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A grade frontal tem contorno e linhas centrais em cromo, com uma espessura considerável, e o restante da composição é em preto.

O para-choque é quase todo pintado na cor da carroceria, com exceção dos acabamentos dos faróis de neblina e da porção inferior do conjunto que tem acabamento claro e bem embaixo é preto fosco.

Vista de frente, a picape é bem imponente e possui dimensões consideráveis para a categoria.

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Na lateral, os retrovisores com capa cromada chamam a atenção, assim como as maçanetas.

O estribo lateral é grande e auxilia no acesso à cabine.

As rodas de fundo escuro e face diamantada são bonitas e casam com a proposta mais sóbria da versão.

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Os racks no teto complementam e na caçamba complementam os adornos.

Na traseira, ainda na lateral, um apoio para os pés auxilia no acesso lateral à caçamba.

Na traseira, eles também estão disponíveis, logo acima do para-choque, que é cromado.

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As lanternas têm alguns pontos escurecidos, deixando-as menos chamativas.

No centro da tampa da caçamba, o logo da Ford toma destaque.

Ainda na tampa, o modelo “Ranger” está estampado e a versão “Limited” se mostra com um emblema no canto superior direito.

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A caçamba conta com proteção e boa parte do seu espaço é útil.

Acabamento bom, não espetacular

O acabamento da Ranger seria surreal, se comparássemos às unidades fabricadas na década passada, mas hoje o nível do interior das picapes cresceu muito.

Não que o acabamento seja ruim, longe disso, mas não é algo que impressiona, tendo em vista que a picape custa o mesmo que um apartamento numa cidade pequena.

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A forração de portas, por exemplo, é bonita, tem acabamento de qualidade e trechos com texturas e adornos.

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Os bancos em couro têm ajuste elétrico e um design sóbrio.

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O volante é bonito, totalmente circular, sem base reta, com acabamento em couro e botões multifuncionais.

O cluster digital é bonito e integrado com o volante e a multimídia.

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A multimídia é gigantesca e, apesar de ser bem encaixada no conjunto, ainda considero exageradamente grande.

Os difusores de ar são todos montados na vertical e o painel recebe um bom acabamento.

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O console central é bonito, conta com a manopla de câmbio, freio de estacionamento, seletor de tração e algumas funções relacionadas ao controle de condução.

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No banco de trás, há espaço o suficiente para viagens mais longas e o padrão do acabamento continua bom.

Vende bem

O mercado de picapes é dominado pela Fiat, que tem a Toro e a Strada no Top 3 dos emplacamentos.

Na quarta posição, no acumulado entre janeiro e dezembro de 2024, a Hilux emplacou 45.449 unidades.

Seguindo, a Ranger já aparece na quinta posição, com 28.258 unidades no período.

Sua rival S10 emplacou 24.516 unidades, na sétima posição e a Rampage 21.766 unidades, na oitava posição.

Sabendo que a Ranger é mais cara, dependendo é claro da versão, o fato dela aparecer somente atrás da Hilux (que é a queridinha do mercado) mostra que houve forte adesão do mercado brasileiro à nova geração da picape.

No mês de novembro, a Ranger emplacou 3.318 unidades, enquanto a Hilux 3.828, mostrando uma aroximação da americana frente à japonesa.

 


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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.