A Ford Ranger, junto com a RAM 1500 Classic, tem se destacado no mercado de veículos usados dos Estados Unidos, mas não por um motivo animador.
Nos últimos 12 meses, as picapes registraram uma desvalorização de cerca de 11%, muito acima da média do mercado de usados, que caiu apenas 1,4%. Segundo o estudo da iSeeCars, a Ranger e a RAM 1500 Classic, que saiu de linha, estão entre os 20 modelos que mais perderam valor no último ano.
A queda no preço médio do Ranger foi de US$ 3.494, reduzindo seu valor médio para US$ 28.969. Esse declínio é atribuído, em parte, ao lançamento de uma nova geração da picape, o que naturalmente pressiona os preços dos modelos anteriores.
Apesar da depreciação, o Ranger ainda é atrativo para quem busca um 4×4 eficiente em combustível e não se incomoda com um interior mais antiquado.
No caso da RAM 1500 Classic, a queda foi de US$ 3.347, baixando o preço médio para US$ 26.022, pelo fato do modelo ter saído de linha, depois de muitos anos de mercado.
No geral, os modelos que mais desvalorizaram são elétricos, como sempre acontece por lá, com o Tesla Model 3 em primeiro lugar, com queda de 22%, Nissan Leaf, caindo 18%, e Kia Niro, com queda de 17%.
Depois, temos mais um elétrico, o Hyundai Kona, e alguns modelos muito caros e luxuosos, que geralmente tem desvalorização forte, como Mercedes-Benz AMG GT, Maserati Levante, e mais um elétrico, o Jaguar E-Pace.
Após um aumento significativo nos preços de carros usados durante a pandemia, o mercado dos EUA tem mostrado sinais de estabilização.
Entre veículos com 1 a 5 anos de uso, o preço médio caiu apenas 1,4% em 2024, mas as mudanças têm sido mais pronunciadas para algumas marcas e categorias específicas.
Enquanto marcas como Tesla (-21%), Maserati (-12,3%) e Alfa Romeo (-9,3%) lideram as quedas, outras, como Acura, Toyota, Chevrolet e Genesis, tiveram aumentos nos preços de usados, com alta superior a 2%.
O Nissan Pathfinder é o destaque positivo, com uma valorização de 15%, seguido pelo Mitsubishi Outlander PHEV.
Os carros elétricos têm enfrentado uma desvalorização ainda maior no mercado de usados. Entre novembro de 2023 e novembro de 2024, os preços de EVs caíram 18% em média, com destaque para os modelos da Tesla, que perderam em média US$ 5.660 no período.
Mesmo com a queda, os preços de usados continuam elevados em comparação aos níveis pré-pandemia. Em 2019, um carro usado de 1 a 5 anos custava em média US$ 20.000; hoje, o preço médio gira em torno de US$ 30.000.
Maiores quedas de preço nos usados nos Estados Unidos em novembro de 2024 | ||||
Modelo | Média de preço novembro | Queda | % | |
1 | Tesla Model 3 | $25,767 | -$7,402 | -22.3% |
2 | Nissan LEAF | $15,839 | -$3,480 | -18.0% |
3 | Kia Niro EV | $21,397 | -$4,372 | -17.0% |
4 | Hyundai Kona Electric | $20,389 | -$4,139 | -16.9% |
5 | Mercedes-Benz AMG GT | $77,481 | -$15,625 | -16.8% |
6 | Maserati Levante | $42,865 | -$8,196 | -16.1% |
7 | Jaguar E-PACE | $25,477 | -$4,082 | -13.8% |
8 | Land Rover Range Rover Evoque | $29,112 | -$4,505 | -13.4% |
9 | Mercedes-Benz CLS | $43,897 | -$6,500 | -12.9% |
10 | Land Rover Range Rover Velar | $36,003 | -$5,257 | -12.7% |
11 | Cadillac XT4 | $26,751 | -$3,476 | -11.5% |
12 | Jeep Cherokee | $20,849 | -$2,695 | -11.4% |
13 | Ram 1500 Classic | $26,022 | -$3,347 | -11.4% |
14 | Land Rover Range Rover Sport | $51,994 | -$6,591 | -11.3% |
15 | Ford Ranger | $28,969 | -$3,494 | -10.8% |
16 | Audi Q8 | $44,977 | -$5,376 | -10.7% |
17 | Porsche Cayenne | $59,902 | -$7,075 | -10.6% |
18 | Alfa Romeo Giulia | $25,289 | -$2,896 | -10.3% |
19 | Chevrolet Trax | $16,038 | -$1,770 | -9.9% |
20 | Maserati Ghibli | $36,705 | -$3,973 | -9.8% |
Média geral | $29,934 | -$431 | -1.4% |
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!