Ford não deixará dívidas de suas fábricas na Alemanha; montadora pode até encerrar produção de carros elétricos se vendas não melhorarem

ford capri oficial 2
ford capri oficial 2

Como aconteceu no Brasil e na Índia, além da Rússia antes da guerra, a Alemanha possivelmente também verá a Ford se despedindo da produção de veículos no país mais motorizado da Europa e possivelmente do mundo.

A Ford está reestruturando suas operações na Alemanha para estabilizar suas atividades na Europa. A empresa anunciou um aporte de até € 4,4 bilhões em sua subsidiária alemã, a Ford-Werke GmbH, que atualmente enfrenta dívidas superiores a € 5 bilhões.

Esse investimento busca fortalecer a posição da montadora no continente, garantindo a continuidade de estratégias focadas na redução de custos e no aumento da competitividade.

John Lawler, vice-presidente da Ford, destacou a necessidade de simplificar a governança, reduzir despesas e melhorar a eficiência para tornar o negócio mais sustentável.

Parte do capital será destinada à quitação de dívidas, mas há especulações de que essa movimentação prepare o terreno para uma eventual liquidação das operações na Alemanha, caso os resultados não melhorem nos próximos anos.

A Ford já enfrenta desafios no mercado europeu, com modelos icônicos como Fiesta e Mondeo descontinuados e o Focus prestes a sair de linha.

ford explorer ev 8
ford explorer ev 8

Atualmente, a linha de automóveis da marca na região se concentra em crossovers e elétricos, como Explorer e Capri, desenvolvidos sobre a plataforma MEB da Volkswagen.

A fábrica de Colônia, responsável pelos modelos elétricos, opera com interrupções desde novembro do ano passado. No mesmo período, a Ford anunciou cortes de aproximadamente 4.000 funcionários, sendo 2.900 na Alemanha.

Já a planta de Saarlouis continuará produzindo o Focus até novembro, quando será convertida em um centro logístico, empregando cerca de 1.000 pessoas.

Tentativas de vender essa unidade não avançaram, e ela segue sob controle da empresa.

Enquanto isso, a Ford mantém sua produção ativa em outras fábricas europeias, como Romênia, Turquia, Reino Unido e Espanha, que continuam atendendo à demanda da montadora e garantindo a continuidade das operações na região.

[Fonte: FT/Reuters]


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X