Ford inicia produção do motor diesel Panther 2.0 na Argentina; propulsor equipa a picape média Ranger no Brasil

ford panther 1
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A Ford inicia a produção na Argentina do motor Panther 2.0 turbo diesel de quatro cilindros que equipa a picape média Ranger, sendo assim o segundo motor produzido localmente, ao lado do Lion 3.0 V6, cuja produção começou em 2024.

A ação faz parte de um programa de investimentos na Argentina no valor de 660 milhões de dólares, que incluiu uma transformação completa da fábrica de General Pacheco, onde é produzida a nova geração da Ranger .

Do investimento feito, 80 milhões de dólares foram destinados à renovação completa da fábrica de motores, consolidando a fábrica de Pacheco como um centro de produção abrangente de picapes na região.

A planta é responsável por aproximadamente 70% da produção para exportação a diferentes mercados na América do Sul.

Em 2024, a Nova Ranger conseguiu se posicionar como uma das duas picapes médias mais vendidas na Argentina e na América do Sul e agora a filial do país vizinho consegue aumentar a produção anual da Ranger para 70.000 unidades em 2025.

ford panther 2
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Isso é 15% a mais que em 2024 e quase 30% a mais que no ano de lançamento, gerando ainda a contratação de novos funcionários.

Agora, a fábrica de Pacheco faz os motores diesel Lion 3.0 V6, com 250 cavalos e 61 kgfm de torque, fabricado desde junho de 2024, bem como o Panther 2.0 a partir de agora, com 170 cavalos e 40,9 kgfm de torque, focado na economia de combustível.

A fábrica de motores teve sua área aumentada em 20% e segue o conceito de manufatura 4.0 já adotado em outros setores do polo industrial, com alto nível de tecnologia, automação, conectividade e sustentabilidade.

Com isso, a Ford amplia a localização de peças, componentes e de powertrain para reforçar as vendas da Nova Ranger, buscando claramente a liderança regional diante da bem-sucedida Toyota Hilux.

O Panther 2.0 é uma aplicação que poderá adiante equipar a Transit localizada no Uruguai, já que ela ainda usa o EcoBlue 2.0 importado da Europa.


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X