As vendas de carros elétricos despencaram no mercado americano e a Ford está preocupada com isso. Todavia, para resolver o problema da mudança no perfil dos clientes, a marca trabalha em um extensor de alcance.
Jim Farley, CEO da Ford, confirmou que a empresa está desenvolvendo plataformas de SUV e picapes projetadas para veículos elétricos com extensores de alcance, conhecidos como REx.
Na visão da Ford, essa é a forma mais viável de dar aos clientes o que eles querem no momento, que são carros híbridos plug-in, embora um REx não seja o mesmo.
Farley disse ao site inglês Autocar: “Ficamos realmente impressionados que os clientes pensaram nesses veículos como EVs. Eles não pensam neles como híbridos ou híbridos plug-in. Eles usam 95% das milhas como elétricos e os conectam todas as noites.”
Globalmente, a Ford vendeu 105.000 carros elétricos no ano passado e a queda foi de 9%, mas só o Mustang Mach-E despencou 35%. A picape F-150 Lightning também caiu.
Com a nova política americana para carros elétricos, os consumidores tendem a ficar preocupados em ter um automóvel ou picape que poderá simplesmente sair de cena em pouco tempo.
Pior, não ter mais peças ou ver a assistência dificultada no pós-venda, por isso, um híbrido parece fazer mais sentido, quando se sabe que a indústria não os abandonará em prol de um mercado de 100% a combustão pura.
Sobre as picapes, Farley disse: “A economia não tem solução. Esses veículos têm pior aerodinâmica e são muito pesados, o que significa baterias muito grandes e caras.”
Com um REx, Farley espera reduzir os custos de produção e preços, já que esses veículos elétricos normalmente possuem uma bateria pequena, muito menor que as de um veículo 100% elétrico.
O executivo disse: “Para o cliente, você pode comprar um veículo elétrico que é totalmente comparável a um veículo ICE em termos de custo”.
Farley finaliza: “Como não há transmissão, nem engrenagens, nem linha de transmissão, não há eixos duplicados, não há trem de força duplicado, o investimento incremental de instalação desse motor de combustão é mínimo para o cliente.”
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!