Os carros tem cada vez mais adotado centrais multimídia onde todos os comandos são dados na própria tela, ao invés de usar botões físicos, aqueles que foram colocados em carros por décadas e décadas.
Isso é irritante, não concorda? E as montadoras não estão nem aí, pois essa mudança, apesar de ter vários motivos, tem como motivo principal o custo.
É muito mais barato criar uma central de “infotenimento” apenas com a tela, já que telas tem ficado cada dia mais baratas de se produzir.
Algumas marcas tem conseguido manter pelo menos alguns botões no painel, mas como os custos aumentam a cada ano, e as funções dos carros também se multiplicam, fica muito complicado ter um botão para cada coisa no painel, como acontecia antigamente.
A Ford também passa por esse processo naturalmente, pois ela é uma das montadoras mais antigas do mundo, produzindo carros já por cerca de 120 anos.
Para resolver esse problema dos botões, a empresa americana deu entrada em uma patente, junto ao escritório de patentes do governo, o United States Patent and Trademark Office, de um sistema multimídia com botões que possam ser definidos de acordo com o gosto do cliente.
Como assim? Bem, uma certa pessoa pode determinar que aquele botão principal deverá controlar o sistema 4×4 do veículo, para conseguir mudar de 4×2 para 4×4 com facilidade.
Já outra, poderia configurar o botão para controlar o volume do som, ao passo que uma terceira, deixaria o botão físico controlando o sistema de ar-condicionado.
Os rascunhos da Ford, na inscrição da patente, mostram um sistema onde uma tela, parecida com um tablet, fica no centro do painel, e os botões customizados ficam logo abaixo.
É claro que essa solução não é a ideal para muitos de nós, que sabemos que o aumento de custo de produção de um veículo, se for para ter vários e vários botões no painel, aumentaria minimamente.
Mas, infelizmente, não há nada que possamos fazer, pois uma montadora é uma empresa que visa o maior lucro possível, como qualquer outra companhia.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!