A Ford Argentina está comemorando alta de 15% na produção da Nova Ranger em 2024, feita em General Pacheco, na província de Buenos Aires.
Agora, a Ford já pensa em outro produto para acompanhar sua picape média e está cogitando a fabricação local do Ford Everest, a variante SUV da Nova Ranger.
Rival direta de Toyota SW4 (feita lá também), Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport, a Ford Everest pode ampliar as vendas da marca na região, inclusive no Brasil.
Com investimento de US$ 660 milhões na fábrica de Pacheco para produzir mais picapes médias e também para o desenvolvimento do motor diesel Panther, a Ford pode fazer o Everest localmente.
O SUV de chassi de longarinas e espaço interno suficiente para sete lugares, com motorização essencialmente a diesel e compartilhada com a Nova Ranger.
Com a alta da produção nacional de veículos na Argentina, a Ford agora espera uma demanda maior para o segmento e também examinará as condições tributárias para nacionalizar o Everest.
Fabricado atualmente na Tailândia, o SUV será obviamente exportado para toda a região, permitindo que a operação argentina possa ser rentável para se sustentar no país vizinho.
A ideia da Ford Argentina é que a produção do Everest seja feita a médio prazo e o produto pode até mesmo ganhar uma variante híbrida plug-in, já prometida pela montadora americana no vizinho do sul.
Essa versão PHEV é equipada com motor EcoBoost 2.3 litros e um motor elétrico de 102 cavalos, entregando 275 cavalos e 70 kgfm combinados.
Na Ranger sul-africana, as versões XLT, Sport, Wildtrak e Stormtrak podem ser compradas com essa motorização PHEV.
Não se sabe se a Ford conseguirá converter o EcoBoost 2.3 a gasolina para flex, o que parece bem difícil após o fim da produção brasileira.
Assim, um eventual Everest PHEV argentino será abastecido apenas com gasolina e permitirá que o SUV tenha algumas vantagens fiscais.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!