Recentemente, a Stellantis registrou no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, os modelos Peugeot Partner, Fiat Doblò e Citroën Berlingo. Agora, um flagrante mostra que o grupo já está testando estes comerciais leves por aqui.
Visto por @fabianoo_andre, seguidor do canal @placaverde, um furgão da Stellantis, que pode ser um dos três citados, estava rodando com camuflagem por uma estrada brasileira. Note que esta é uma versão longa, diferente das curtas, vistas no INPI.
Os testes para homologação do produto indicam seu lançamento em 2025 e estes podem ter sua produção iniciada por meio de CKD no Uruguai, ainda que nada impeça a Stellantis de produzi-los na Argentina.
Todavia, o Uruguai já se tornou uma plataforma capaz de sustentar a produção de vans e furgões, como a própria Stellantis demonstra com as atuais Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumper.
Assim, com a transferência da produção das picapes Fiat Titano e Peugeot Landtrek para Córdoba, na Argentina, Peugeot Partner, Fiat Doblò e Citroën Berlingo poderiam ser montados inicialmente no vizinho do sul.
Como são compactas, estas vans leves poderiam ser equipadas com o motor Firefly 1.3 8V Flex de até 107 cavalos, tendo ainda transmissão manual de seis marchas para extrair mais do pequeno propulsor.
Assim, haveria uma distinção entre esses modelos e as Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Mas, o motor Firefly seria suficiente? Temos de lembrar que a antiga Doblò morreu com o 1.8 E.torQ de até 132 cavalos, com o antecessor 1.8 da GM de até 112 cavalos.
No momento, a Stellantis ainda usa o motor 1.6 EC5M da Peugeot em alguns modelos, mas ele está em fim de carreira. Assim, o GSE 1.0 Turbo de até 130 cavalos, com transmissão manual de seis marchas, faria enorme diferença.
Isso sem contar com uma eventual versão Hybrid com sistema MHEV de 12V, que traria alguns benefícios para o trio, em especial na cidade e no estado de São Paulo.
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