Muito se fala hoje em dia nas chamadas “guerras proxy’s”, mas no mundo automotivo, acontece algo semelhante em regiões como a Europa, porém, o que vamos ver, por aqui, será uma repetição disso, com players ocidentais contra marcas chinesas.
Todavia, a estratégia “proxy” é usar uma chinesa contra outras chinesas e a Stellantis foi a primeira a fazer isso com a Leapmotor, mas sabemos bem que outras montadoras instaladas aqui possuem suas representantes na terra do dragão.
Assim, após já termos falado disso aqui no NA, eis que uma delas finalmente abriu o jogo num flagra para realmente chamar atenção. A General Motors já está testando um carro elétrico chinês por aqui, sendo ele o jipinho Baojun Yep Plus (saiba mais sobre ele aqui).
Flagrado por Rafael Franchi, seguidor do canal @mentirasautomotivas e do @canalcarros, o Yep Plus é uma variante maior do modelo Yep, um mini carro elétrico da marca chinesa. O pequeno SUV foi visto com camuflagem estilizada, exatamente para chamar atenção.
O Baojun Yep Plus portava uma cobertura visual colorida e também a inscrição “Mais eletricidade pra você” que, em São Paulo, soa como um contraste diante do recente apagão na capital paulista.
Com tudo colorido, inclusive as rodas, o Yep Plus mostra que a GM seguirá a Stellantis se o jipinho não for integrado ao portfólio da Chevrolet. Isso não ocorre em outros mercados, diferente de modelos mais antigos da Baojun, como o Groove no Chile.
Nada impede que a GM faça isso, reforçando a Chevrolet, porém, um domínio www.baojun.com.br existe. Já www.wuling.com.br não.
Assim, a montadora poderia não mudar os planos de eletrificação da gravata dourada e implantar uma bandeira nova no país, no caso a Baojun. Como já é conhecida na imprensa brasileira, a chinesa não seria uma estranha por aqui.
Com a GM por trás, fica fácil a expansão da Baojun, com apoio da extensa rede Chevrolet e a própria infraestrutura da montadora no país, com suas três plantas de veículos e uma de motores, fora a Argentina.
A Baojun tem uma série de modelos que podem ser vendidos no Brasil e, dependendo da demanda, até mesmo montados aqui, tal como a Stellantis não descarta fazer com a Leapmotor.
Assim, o Yep Plus pode ser a primeira peça de uma ação onde a famosa frase “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”, pode ser facilmente traduzida na implantação de uma marca “proxy”.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!