A GAC está investindo pesado no mercado brasileiro, com US$ 1 bilhão nos próximos cinco anos. Com planos que envolvem até mais de uma fábrica, a montadora chinesa colocará alguns produtos inicialmente no mercado nacional.
Em São Paulo, sem nenhuma camuflagem, o GAC Aion Y foi visto pelo @gabrielbt84, seguidor do canal @gessnermotors, numa das muitas avenidas da capital paulista.
O Aion Y é um crossover elétrico de 4,41 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,64 m de altura e 2,75 m de entre eixos, que na China, usa dois tipos de baterias, sendo elas de fosfato de ferro e lítio (LFP) ou NMC (níquel-manganês-cobalto).
Por lá, com a primeira bateria, o Aion Y tem autonomia que varia de 460 km a 600 km, enquanto na NMC, estas variam de 410 km a 610 km. Já na motorização, dependendo da versão e da bateria, ele entrega 136, 184 ou 204 cavalos.
O GAC Aion Y é um produto que tem potencial para brigar com o BYD Yuan Pro, mas pode mesmo custar bem menos, em sua versão de 136 cavalos e 410 km de autonomia.
A GAC prometeu outros produtos, conforme revelou Alex Zhou, CEO da empresa no país. Ele disse: “Vamos ter carros como o Aion ES, o Aion Y e o Hyper HT”.
Pela citação, o sedã médio elétrico Aion ES e também o crossover médio Hyper HT serão os primeiros a desembarcar, mas Zhou prometeu sete modelos, embora não tenha revelado os demais.
Todavia, ele observou um detalhe importante. Zhou comentou: “Tudo vai depender da receptividade do público brasileiro. Se a marca for bem recebida, vamos aumentar. Se não, podemos rever os planos no futuro”.
O GAC Aion ES é um sedã que pode ser um concorrente direto do Toyota Corolla e chegará provavelmente com preços entre R$ 150 mil e R$ 180 mil, buscando atingir as vendas do japonês e também do rival BYD King.
Já o Hyper HT é uma reprodução bem mais barata da proposta do Tesla Model X, com portas traseiras de abertura vertical.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!