Fiorino 2013: último ano do modelo quadradinho

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A Fiat Fiorino 2013 foi o último ano/modelo do furgão leve da marca italiana, que vinha numa trajetória que se iniciou nos anos 80, mantendo a praticidade e a versatilidade para uso urbano, sendo uma ferramenta de trabalho indispensável.

Sucessora espiritual da Volkswagen Kombi, que nessa época também estava se despedindo, a Fiorino estava para ser substituída pela nova geração, baseado no Fiat Uno de segunda geração. O veículo era bem básico e exclusivo para serviço.

Muito usado por locadoras e frotistas, a Fiorino 2013 tinha um visual arcaico, remetendo aos anos 80 e uma estrutura compacta, além de leve. Fruto de um projeto revolucionário, o furgão contava somente com um limpador de para-brisa.

Fiorino 2015: mais que um furgão do Novo Uno

Também vinha com retrovisores grandes e distantes da carroceria, devido ao baú de carga que era bem volumoso, tendo em seu interior 3.200 litros. Com capacidade para 620 kg de carga, a Fiat Fiorino dispunha de duas portas de acesso atrás.

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Em 2013, seu último ano, não recebeu nenhuma atualização e saiu de linha no final de dezembro, dando lugar à nova geração no ano seguinte, que era mais moderna e trazia o motor Fire 1.4 de até 88 cavalos, mas não o volume interno.

Com isso, a Fiorino clássica saiu de linha, mas isso só ocorreu porque a lei de airbag duplo e freios ABS entrou em vigor a partir de 1 de janeiro de 2014. Por conta disso, saíram de cena o antigo Uno Furgão e também o Uno Mille.

No mercado de usados é um carro valorizado por sua praticidade no uso, mas poucas ofertas apresentam carros em boas condições de utilização, dado o emprego intenso dos proprietários. É um bom carro para iniciar um negócio.

Fiorino 2013 – detalhes

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A Fiorino 2013 tem frente quadrada com faróis de lente simples com repetidores de direção e lanternas integradas, além de grade preta com frisos horizontais, além de logotipo da Fiat.

O para-choque tinha cor preta e grade central, além de gancho para reboque sob o protetor. Nas laterais, as rodas eram de aço sem calotas com aro 13 polegadas e pneus 165/70 R13. Os retrovisores eram pretos e sem controle interno.

Além disso, as maçanetas também eram pretas e destacadas. No para-brisa, um limpador único, enquanto borrachas pretas iam nas calhas da cabine e baú. Vincos pronunciados também eram vistos nas laterais do veículo.

Nas rodas, iam ainda cones pretos protetores dos cubos de roda. Já na traseira, havia porta dupla com vidros claros, tendo fechadura e abertura em até 90 graus, além de maçaneta preta na porta do lado direito.

A porta esquerda portava a placa e o logotipo da Fiat. O para-choque preto era integrado às portas na parte interna, tendo abaixo dois ganchos para reboque. Já as lanternas eram verticais e simples, dispostas nas extremidades.

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Por dentro, a Fiorino 2013 tinha um visual extremamente simples. O painel, derivado do Uno Mille, vinha com formato retilíneo com espaços para objetos sobre o conjunto, bem como cinzeiro com fonte 12V embutido na parte superior.

Além disso, havia ainda poucos comandos, difusores de ar retangulares e comandos de ar-condicionado ou ventilador físico. Outro ponto é que a Fiorino tem espaço para rádio 1din e este era adquirido como acessório.

No cluster, o furgão tinha velocímetro com fundo branco, além de econômetro, nível de combustível e temperatura da água. A coluna de direção não contava com assistência, exceto com a opção hidráulica e não havia ajuste em altura.

Também o ar-condicionado era opcional. Já o volante era espumado e mais confortável para uso no dia a dia, porém, não tinha nenhum comando adicional, além da buzina. As hastes eram dos faróis/piscas e limpador/lavador do para-brisa.

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Os bancos eram em tecido simples com encostos reclináveis e apoios de cabeça, não tendo ajuste de altura para o motorista. Já os cintos de segurança eram de três pontos, mas sem ajuste em altura, porém, retráteis.

Nas portas, havia tecido simples e pinos das travas manuais, além de manivelas para abertura dos vidros. Elas tinham pequenas bolsas de tecido, mas a Fiorino 2013 dispunha mesmo é de uma base no teto para documentos e mapas.

Havia igualmente luz interna e para-sois, mas sem retrovisor interno. Junto à alavanca de câmbio, havia um porta-objetos também. Atrás dos bancos, ficava uma divisória com grade de aço em cor preta. Abaixo, o ferramental para o estepe.

Este incluía chave de rodas, macaco mecânico e triângulo de segurança. O espaço atrás dos bancos podia acomodar bolsas de serviço, mochilas e pequenas caixas de ferramentas.  No baú, havia assoalho com revestimento removível em preto.

Nas laterais inferior, revestimentos pretos de papelão reforçado protegia a carga de arestas da própria carroceria, que não tinha acabamento. Havia uma luz no teto com acionamento manual na própria lâmpada.

Fiorino 2013 – versões

  • Fiat Fiorino 1.3 flex manual

Fiorino 2013 – equipamentos

Fiat Fiorino 1.3 flex manual – Motor 1.3 e transmissão manual de cinco marchas, mais para-choques pretos, maçanetas e retrovisores pretos, grade com acabamento preto, limpador único de para-brisa, vidros claros, janelas com acionamento manual, travas manuais, rodas de aço sem calotas aro 13 polegadas, pneus 165/70 R13, porta traseira dupla, luz interna do baú, divisória de aço entre cabine e baú, portas com acabamento em tecido, bancos em tecido, econômetro, luz interna da cabine, para-sois, fonte 12V, volante espumado, ventilador com 3 velocidades, porta-luvas, porta-documentos superior, apoio de cabeça nos bancos, cintos de segurança de três pontos, estepe no cofre, porta-objetos entre os bancos, limpador com 2 velocidades, embreagem de acionamento mecânico, cinzeiro, extintor, forração removível do assoalho do baú, proteção nas laterais inferiores do baú, maçaneta traseira preta, ganchos dianteiros e traseiros, chave com transponder, entre outros.

Opcionais: ar-condicionado e direção hidráulica.

Fiorino 2013 – preços

Fiorino 2013- motor

O pequeno 1.3 quatro cilindros entregava 70 cavalos na gasolina e 71 cavalos no etanol, ambos a 5.500 rpm. Graças ao cabeçote de 8V, seu torque aparecia em 2.500 rpm com 11,4 kgfm no primeiro e 11,6 kgfm no segundo.

Já o câmbio era de cinco marchas com engates macios e com alguma precisão, sendo um componente robusto e confiável, sendo bem conhecido no mercado de autopeças e reposição. A embreagem era de acionamento mecânico por cabo de aço.

Fiorino 2013 – desempenho

  • Fiat Fiorino 1.3 flex manual – 0 a 100 km/h – 14 segundos
  • Fiat Fiorino 1.3 flex manual – Velocidade máxima – 145 km/h

Fiorino 2013 – consumo

  • Fiat Fiorino 1.3 flex manual – Cidade – 7,2/10,6 km/l
  • Fiat Fiorino 1.3 flex manual – Estrada – 8,1/11,8 km/l

Fiorino 2013 – ficha técnica

Motor 1.3
Tipo
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1242
Válvulas 8
Taxa de compressão 11:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 70/71 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 11,4/11,6 kgfm a 2.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira
Direção
Tipo Mecânica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson
Traseira Eixo rígido
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 13 polegadas
Pneus 165/70 R13
Dimensões
Comprimento (mm) 4.183
Largura (mm) 1.622
Altura (mm) 1.873
Entre eixos (mm) 2.576
Capacidades
Baú (L) 3.200
Tanque de combustível (L) 61
Carga (Kg) 620
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.000
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,35

Fiorino 2013 – fotos

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X