Há motores que transcendem seus números e fichas técnicas, deixando uma marca profunda na história automotiva e no coração dos entusiastas. O Volkswagen VR6 é um desses motores.
Após 34 anos e quase 1,87 milhão de unidades produzidas, a Volkswagen anunciou que o lendário motor VR6 chegou ao fim.
Andreas G. Schleith, gerente de comunicações da Volkswagen AG, anunciou a despedida em uma publicação no LinkedIn: “12 de dezembro de 2024 marca um dia histórico para a Volkswagen. Após 34 anos, o icônico motor VR6 se despede.”
O VR6 era mais que um motor; era uma assinatura. Introduzido em 1991, o motor de seis cilindros em V estreito foi aplicado em uma ampla variedade de veículos, desde os esportivos GTIs até sedãs de luxo como o Phaeton, passando por RVs da Winnebago.
Sua capacidade de se adaptar a diferentes modelos era impressionante, tornando-o uma das criações mais versáteis da Volkswagen.
Nos Estados Unidos, o VR6 deixou de ser oferecido em 2023, quando a Volkswagen descontinuou a versão de 3,6 litros do Atlas. No entanto, ele ainda era usado em outros mercados, como na China, onde equipava o Audi Q6 com um motor de 2,5 litros.
O VR6 não era apenas versátil; ele tinha personalidade. Quem já teve o prazer de ouvir um GTI com VR6 sabe do que estamos falando. Sua suavidade, potência instantânea e aquele som único o tornaram especial.
O ronco grave e encorpado nas baixas rotações, seguido de uma sinfonia aguda conforme o motor se aproximava do limite, era digno de supercarros italianos.
Por que gastar fortunas em um V8 se o VR6 conseguia entregar uma experiência auditiva superior em um hatchback? Esse som mágico é uma das razões pelas quais será tão lembrado.
O VR6 também tinha seu charme caótico.
Caleb Jacobs, editor sênior do site Drive, e ex-proprietário de um VW Corrado 1993, descreveu: “Era um carro cheio de problemas—o teto solar vazava, o rolamento da roda traseira quase me matou. Mas aquele motor! O som dele é algo que você não esquece.”
Essa era a essência do VR6: uma combinação de complicações, emoções e diversão que transformava até mesmo carros comuns em algo extraordinário.
Com sua aposentadoria, perdemos mais que um motor; perdemos uma parte da alma da Volkswagen. Adeus, VR6. Você sempre será lembrado como um dos maiores motores já feitos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!