O Fiat Mobi 2025 voltou a ser movido pelo motor Firefly 1.0, que sumiu do hatch subcompacto quando este perdeu versões, e o câmbio automatizado GSR-Comfort, um Dualogic atualizado.
O modelo popular da Fiat retorna com o propulsor de alumínio de três cilindros com cabeçote de duas válvulas, entregando assim 71 cavalos na gasolina e 74 cavalos no etanol, com torque de até 10,7 kgfm.
Com câmbio manual de cinco marchas, o Mobi Firefly traz ainda como consequência a introdução da caixa de direção com assistência elétrica, mantendo ainda itens como ar condicionado e os obrigatórios controles de tração e estabilidade.
O Mobi 2025 chega com preço de R$ 76.990 na versão Like e R$ 79.990 na Trekking, já podendo ser configurado e comprado no site da Fiat. E o motor Fire?
Introduzido no Brasil no começo dos anos 2000, o motor Fire encerra agora sua carreira na Fiat e na Stellantis, já que também equipou o Peugeot Partner Rapid. Nesta semana, o Fiat Fiorino perdeu a versão 1.4 do Fire e o Mobi o 1.0 litro.
Com isso, o chamado Fully Integrated Robotized Engine, projetado nos anos 80, deixa de ser vendido aqui. Ele surgiu em 1985 com tamanhos que variaram de 0.8 a 1.4 litro, chegando a ter cabeçotes de um ou dois comandos.
Sempre com quatro cilindros, ele moveu do velho Fiat Panda quadradinho ao icônico Abarth 695 Tributo Ferrari, chegando a usar o comando MultiAir e a entregar até 180 cavalos.
No Brasil, o Fire teve o 1.25 de 16V e também o 1.4 16V Turbo nos T-Jets. Quando da união GM-Fiat, o Fire equiparia o Chevrolet Celta, mas o acordo não vingou nesse aspecto.
Também teve o 1.3 litro de 8V para emprego na antiga Fiorino, assim como popularizou ainda mais os carros da Fiat com as versões 1.0 e 1.4, ambos com 8V, embora tenham recebido cabeçotes de 16V.
Trazido ao Brasil para substituir o antigo Fiasa e complementar a ausência dos argentinos da Sevel, o Fire cumpriu sua tarefa com a Fiat e agora chegou a merecida aposentadoria.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!