Que Renault Kwid e Fiat Mobi não são mais carros populares, isso acontece há um bom tempo. Eles continuam sendo os carros mais baratos vendidos no país, mas já são inacessíveis para a maioria da população.
E a Renault, decidiu deixar de brigar com o Fiat Mobi em preço e aumentou significativamente os preços do Kwid no Brasil, na sua nova linha 2025, que na verdade não tem muitas novidades.
Agora, o compacto da marca francesa tem duas versões que ultrapassam a barreira dos R$ 80 mil: a Intense Pack Biton (R$ 81.990) e a Outsider (R$ 82.090). Desde seu lançamento em 2017, quando custava R$ 34.990, o preço do Kwid mais do que dobrou, destacando a alta no custo de carros populares no país.
Já o Fiat Mobi, foi lançado um pouco antes, em 2016, e naquela época tinha preço começando em R$ 31.990.
Naquela época entre 2016 e 2017, um Honda Civic era levado para casa por valores a partir de R$ 70.900, e hoje Mobi e Kwid já custam mais do que isso.
Segundo Cássio Pagliarini, diretor de estratégia da Bright Consulting, em entrevista para o site G1, o aumento de R$ 1.500 em todas as versões do Kwid está diretamente relacionado ao impacto da valorização do dólar.
Apesar do veículo ter componentes locais, peças importadas ainda são indispensáveis.
Confira os novos preços:
– Renault Kwid Zen: R$ 76.090 (antes R$ 74.590)
– Renault Kwid Intense: R$ 79.090 (antes R$ 77.590)
– Renault Kwid Intense Pack Biton: R$ 81.990 (antes R$ 80.490)
– Renault Kwid Outsider: R$ 82.090 (antes R$ 80.590)
A versão de entrada Zen continua oferecendo itens básicos como ar-condicionado, rádio com bluetooth, quatro airbags, sistema start-stop e monitoramento de pressão dos pneus.
Subindo para a versão Intense, a última abaixo dos R$ 80.000, o Kwid adiciona uma central multimídia (que requer fio para conexão com o celular), câmera de ré, retrovisores elétricos e, na opção Pack Biton, rodas de liga-leve e teto bicolor.
Já a versão “aventureira” Outsider custa R$ 500 a mais que a Intense Pack Biton e acrescenta apenas detalhes estéticos, como apliques plásticos e adesivos.
Todas as versões utilizam o mesmo motor 1.0 de três cilindros, que gera 71 cv e 10 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.
Com preços também ajustados, o Fiat Mobi ainda se mantém como o carro mais barato do Brasil.
A versão Like (R$ 74.990) oferece controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e preparação para rádio. Já a Trekking (R$ 77.990) inclui central multimídia sem fio, bancos com regulagem de altura e elementos aventureiros.
Em termos de desempenho, o motor 1.0 de quatro cilindros do Mobi entrega 74 cv e 9,7 kgfm de torque, valores próximos aos do Kwid. Porém, o compacto da Renault se destaca no espaço interno, com um porta-malas de 290 litros, contra apenas 200 litros do Fiat.
No acumulado de 2024, o Mobi lidera entre os compactos populares, com 61.832 unidades vendidas, contra 50.032 do Kwid, segundo a Fenabrave. Esses números colocam o Mobi na 7ª posição no ranking geral de vendas, enquanto o Kwid aparece em 12º lugar.
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