O leitor Fabiano Cunha entrou em contato com o NA para expor uma grande confusão que a Fiat está fazendo com as especificações de seus óleos lubrificantes recomendados. Leia um trecho:
A Selenia foi comprada pela Petronas e os óleos da FIAT mudaram, o que tem causado grandes transtornos.
Informações contraditórias estão tanto no site da FIAT (seção fluídos) como no próprio site da FLBrasil. No site da FIAT, está lá: óleos 5w30 Pure Energy recomendados para os motores 1.0 e 1.4 Economy (entre outros) e Selenia Performer 15w40 semi-sintético SM, recomendando para motores com turbina e multiválvulas.
Lembrando que esse Performer era o famoso “óleo de Marea” e sua especificação antiga era: 10w40 Sintético, Sl. Essa informação inclusive está no site da FLBrasil, contrariando as informações do site da FIAT.
Se já há certa confusão entre fornecedor do óleo e a montadora, pior é o que alguns concessionários informam ao consumidor. Continua:
O problema é que TODAS as concessionárias que liguei aqui em Brasília, três nem sabiam do que eu estava falando e 2 falaram assim: “ora, você pode colocar tanto o 15w40 quanto o 5w30!” o que do meu ponto de vista está errado, afinal, um óleo é consideravelmente diferente do outro.
Exatamente, há uma grande diferença entre um e outro. A desinformação de algumas concessionárias impressiona o consumidor, que muitas vezes recorre a elas para obter uma informação oficial da marca.
Mas se elas nem sabem do assunto, então quem resolve isso? A montadora? Bom, o Fabiano procurou a Fiat para uma explicação e veja o que eles responderam:
No call center da FIAT a atendente é radical: Só pode usar o óleo que está especificado no manual! Concordo com ela, mas então, CADÊ o Selenia k semi-sintético 15w40 SL ou o Performer 10w40 SL 100% sintético que está escrito no meu manual?
Sem uma resposta oficial que esclareça suas dúvidas, Fabiano ficou apenas com perguntas sem respostas objetivas por parte da Fiat e seus revendedores:
O óleo Selenia K 15w40 SL saiu de linha? Entrou no lugar o Performer 15w40 SM? É o Performer 10w40 SL 100% sintético? Posso colocar o óleo 5w30 no lugar do 15w40? Será que vou ter que ficar a mercê dos consultores das concessionárias FIAT de Brasília?
Difícil situação essa colocada pelo Fabiano. Confiar nas revendas ou no fabricante? É por essas e outras que o consumidor acaba se cansando do jogo de empurra-empurra e aposta no que parece mais lógico.
O problema é que se acontecer algum defeito posteriormente e o veículo estiver na garantia, vão colocar a culpa em quem?
Esperamos que a Fiat esclareça o fato dessa mudança em seus óleos lubrificantes para que o consumidor não assuma a responsabilidade de definir qual produto introduzir em seu carro, já que essa responsabilidade é de quem fabrica o veículo e não de quem o compra.
Agradecemos ao Fabiano pelas informações.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!