Fiat Grande Panda tem problemas de produção na Sérvia; hatch compacto é releitura de clássico italiano com família de outro que se tornou brasileiro

fiat grande panda 5
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O Fiat Grande Panda é a “grande” aposta da marca italiana para o mercado europeu e além, já que também é cogitado para ser o sucessor do Argo por aqui, embora ele pareça mais com o Uno.

Todavia, o líder de uma nova família de carros de design nostálgico (que lembram a família Uno ) está com problemas na produção, que não acontece nem na Itália ou muito menos na Polônia. Feito em Kragujevac, na Sérvia, o Grande Panda tem problemas com componentes para a linha.

Compartilhando a plataforma Smart Car (CMP) da Stellantis, o Grande Panda usa igualmente componentes que estão a bordo do Novo C3, assim como de seus derivados na França e na Alemanha.

A proximidade das plantas destes facilita a logística, mas em Kragujevac, não. Atrasado, o Grande Panda já deveria estar em vários mercados da Europa, mas sua produção não está acontecendo, visto que o carro ainda passa por testes de validação, como diz o site Actualidad Motor .

O problema, ou um dos problemas, seria o software de bordo do Novo C3, que apresentou problemas no francês e que também estaria afetando o hatch italiano. Isso afetaria o pacote ADAS, essencial para o modelo ser aceito pelo público.

Na Sérvia, outro ponto que bagunça o início de carreira do Grande Panda é a fábrica sérvia. A nova planta de Kragujevac foi inaugurada em julho, mas foi somente para inglês ver, já que a produção de fato não começou porque a linha não está pronta.

Até agora, apenas Holanda e França aceitam reservas com sinal para o compacto da marca italiana, que nem ousou fazer o mesmo em casa. Em outros países, quando aparece, o Grande Panda surge apenas para dar informações sobre sua proposta e nada mais.

A Fiat não está somente perdendo tempo, mas dinheiro. Quando mais atrasado, pior será ao longo do tempo, especialmente porque o Grande Panda tem uma variante elétrica.

 

 

 


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X