O Fiat Grande Panda elétrico começa sua produção em janeiro, conforme revelado pelo presidente da Sérvia, Aleksandar Vučić, durante visita ao canteiro de obras do hospital infantil “Tiršova 2” em Belgrado.
Feito na fábrica da Stellantis em Kragujevac, o Fiat Grande Panda parte para sua nova abordagem com a versão elétrica de baixo custo que promete ter preço competitivo diante dos chineses.
Vučić disse: “Isso contribuirá drasticamente para o crescimento do nosso PIB. Temos um problema real para o primeiro trimestre, precisamente por causa do trimestre alto deste ano; por isso, vai aumentar todo o nosso ano”.
Segundo Vučić, se forem produzidos mais de 100 mil veículos, pode-se esperar uma taxa de crescimento do PIB de 4,2% ou 4,3%, lembrando que a Sérvia é um país pequeno nos Bálcãs.
O presidente sérvio disse ainda que o mais importante para o país em 2025 é preservar a paz e a estabilidade, e também que acredita que será a economia europeia que mais cresce pelo segundo ano consecutivo.
Do outro lado do Adriático, todavia, o governo italiano não está muito feliz com isso. Uma das críticas à Stellantis é a produção de carros de marcas italianas em outros países, sendo o Grande Panda um deles.
A pressão sobre a companhia, agora liderada por John Elkann, é grande, visando aumento da produção nacional na península. O Grande Panda EV tem motor elétrico de 113 cavalos e 44 kWh, com autonomia de 320 km no WLTP.
Com recarga rápida de 20% a 80% em 26 minutos, em estação de 100 kW, o Grande Panda EV estará no padrão dos carros elétricos mais baratos da Stellantis, compartilhando a plataforma Smart Car.
O Fiat Grande Panda será fabricado no Brasil em substituição ao Fiat Argo, sendo o primeiro de uma família de quatro modelos que deverá substituir também Cronos, Pulse e Fastback. Por aqui, o modelo será feito em Betim.
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