Enquanto as vendas da Fiat nos Estados Unidos em 2024 foram modestíssimas – apenas 1.528 unidades comercializadas, ou cerca de quatro carros por dia –, em outros mercados ela é importantíssima para a Stellantis.
Com um alcance global significativo, a Fiat continua sendo a principal peça do quebra-cabeça para a gigante automotiva, consolidando-se como a marca mais vendida do grupo pelo quarto ano consecutivo.
Globalmente, a Fiat registrou mais de 1,2 milhão de veículos vendidos em 2024, uma queda de 11% em relação aos 1,35 milhão de 2023. Apesar disso, a marca segue como líder de vendas dentro do conglomerado Stellantis, sendo a favorita para modelos de entrada e de alto volume.
O maior mercado da Fiat em 2024 foi o Brasil, que respondeu por 521.000 unidades vendidas – um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior e representando 43% das vendas globais da marca.
Com uma participação de mercado de 20,9%, a Fiat dominou o país pelo quarto ano seguido. A Strada manteve sua posição como o veículo mais vendido no Brasil, com impressionantes 144.000 unidades.
Na Itália, sua terra natal, a Fiat continuou como a marca mais vendida, com 190.000 carros comercializados em 2024, mas conquistando apenas 10,8% do mercado.
Modelos clássicos como o Fiat Panda ainda lideram as vendas, representando mais da metade do total no país. Contudo, a transição para a eletrificação enfrenta desafios, com o Fiat 500e vendendo apenas 2.000 unidades em território italiano.
Já na Turquia, a Fiat manteve sua hegemonia, liderando o mercado pelo sexto ano consecutivo com uma participação de 11,2%. O Fiat Egea foi novamente o carro mais vendido, com 84.000 unidades registradas, enquanto o Doblo se destacou como o veículo comercial leve mais popular do país.
Outro mercado relevante foi a Argélia, onde a Fiat deteve uma participação impressionante de 62%, apesar de uma queda em relação aos 78,6% de 2023. O Doblo, mais uma vez, foi o modelo favorito, com 27.000 unidades.
Na Europa, o cenário foi mais desafiador. Segundo a ACEA, a Fiat vendeu 304.066 unidades em 2024 no continente, uma queda acentuada de 20,4% em comparação com 2023.
Apesar disso, o Panda continuou como o carro urbano mais vendido da Europa, enquanto o 500e liderou o segmento elétrico da categoria A.
Olivier Francois, CEO da Fiat, permanece otimista sobre o futuro da marca, destacando seu papel como uma verdadeira potência global.
“Em 2024, a Fiat celebrou 125 anos, um marco que poucas marcas podem alcançar, encerrando o ano com uma performance global positiva”, afirmou Francois.
Com o lançamento da nova Grande Panda em versões elétrica e híbrida, além do 500 Hybrid, previstos para 2025, a Fiat aposta em um futuro promissor, buscando equilibrar sua transição para a eletrificação com a forte presença em mercados emergentes como o Brasil.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!