A Stellantis enfrenta várias situações complicadas tanto nos EUA, onde acabou de demitir 1.100 funcionários e também fechará um campo de provas no Arizona, bem como tem problemas na casa da Fiat, a Itália.
Todavia, na Europa, a Stellantis não se limita à península ibérica e, coincidentemente ou não, as notícias mais negativas do grupo sempre vem desses mesmos lugares ou estão relacionados com a Fiat.
No caso da marca italiana, além do Fiat 500 sendo salvo pela versão híbrida, agora a produção do antigo Fiat Panda, rebatizado de Pandina, foi suspensa e o motivo são as regras de emissão de frota dos fabricantes na Europa.
O Pandina é a continuação do Panda de 2011, feito em Pomigliano, cuja cadência na fabricação do pequeno hatch terá uma paralisação a partir de 1 de novembro.
No entanto, o antigo Panda não será o único, já que a Stellantis também cortará a produção de carros a gasolina do grupo para deixar de pagar multas por excesso de emissão de CO² no continente.
Por conta disso, carros essencialmente ofertados com motores a gasolina sem eletrificação, ficarão em suspensão temporária, de alguns dias para reduzir sua oferta no mercado.
Jean-Philippe Imparato, que já chefiou a PSA por aqui e hoje comanda as operações europeias da Stellantis, revelou que quer reduzir os estoques de carros a gasolina e também liberou as marcas para aumentarem os preços desses modelos deliberadamente.
A medida é uma forma de desencorajar os compradores a colocarem dinheiro em carros ou versões puramente abastecidas com gasolina, ou diesel. Reduzir a emissão de hidrocarbonetos está na pauta do dia na Stelantis Europa.
Trata-se de mais uma medida de Carlos Tavares para reduzir os custos e evitar uma crise como da Volkswagen. Todavia, a Stellantis fica entre o fogo e a frigideira.
O motivo é que a continuação do velho Fiat Panda é para satisfazer o governo italiano mais que tentar ampliar as vendas com a nova geração. Mas, ao fazer isso, incorre no aumento da média de CO² do portfólio europeu…
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!