A Ferrari Purosangue, resposta da marca italiana à febre dos SUVs, não é apenas um utilitário esportivo — é um manifesto de opulência que desafia tanto os puristas quanto o bom senso financeiro.
Vendido originalmente por cerca de US$ 398 mil, o modelo já aparece no mercado de usados dos Estados Unidos com preços que ultrapassam os US$ 700 mil.
Diferente de seus concorrentes de luxo, como o Lamborghini Urus ou o Bentley Bentayga, o Purosangue é movido por um motor V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros, algo raro nos tempos atuais de downsizing e eletrificação.
Esse diferencial já coloca o SUV em uma categoria à parte, e talvez explique a valorização absurda de suas primeiras unidades no mercado secundário.
Nos classificados, existem cinco Purosangue à venda nos EUA. Quatro estão na Limited Spec Automotive, em Miami, enquanto um está na Lamborghini Broward, em Davie, Flórida.
– Três modelos na Limited Spec têm preço fixado em US$ 699.980, cerca de US$ 300 mil acima do preço base.
– O modelo mais “barato”, pintado em azul e com 109 milhas rodadas, custa US$ 679.980.
– O exemplar da Lamborghini Broward, com 359 milhas no odômetro, não teve o preço divulgado, mas certamente está na mesma faixa de valores.
Curiosamente, algumas dessas unidades estão encalhadas. O exemplar preto e o cinza estão à venda desde agosto, enquanto o vermelho foi anunciado em outubro, mas também não encontrou comprador.
Pagar quase US$ 700 mil por um SUV pode parecer um absurdo quando comparado a alternativas de luxo.
Um Lamborghini Urus 2025, por exemplo, começa na faixa de US$ 240 mil, e até mesmo um Ferrari SF90 Stradale — um supercarro de performance muito superior ao Purosangue — pode ser encontrado por menos de US$ 600 mil.
Mas o apelo da Purosangue não está em sua lógica prática. Trata-se de um símbolo de status, um exagero calculado que captura perfeitamente o espírito da Ferrari.
Quem compra uma Purosangue por esse preço não está atrás de um “SUV”. Está comprando exclusividade, poder e o direito de dizer: “Eu tenho o primeiro SUV da Ferrari.”
Imagine se esse pessoal, assustado com o preço de US$ 700.000 desses carros usados, visse que no Brasil ela é vendida por R$ 7,3 milhões, chegando até a R$ 8,2 milhões em importadoras independentes?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!