A Mazda apresentou essa semana o Mazda6e, seu novo sedã elétrico, durante o Salão do Automóvel de Bruxelas.
Baseado no modelo Mazda EZ-6, lançado na China em 2024, o Mazda6e foi adaptado para atender às demandas do mercado europeu, trazendo design refinado, tecnologias avançadas e ajustes específicos para os motoristas da região.
O Mazda6e segue a filosofia de design Kodo – Soul of Motion, caracterizada por linhas elegantes e minimalistas. O modelo possui uma grade frontal fechada, mantendo a identidade visual da família CX e garantindo um aspecto aerodinâmico.
A Mazda destacou que o sedã oferece um dos interiores mais espaçosos da categoria, com excelente espaço para a cabeça nos bancos dianteiros e traseiros. O interior conta com duas telas grandes: um painel de instrumentos de 10,2 polegadas e uma central multimídia de 14,6 polegadas, além de um display head-up.
No entanto, a decisão da Mazda de remover quase todos os botões físicos pode dividir opiniões. Por outro lado, o controle rotativo presente em outros modelos da marca foi eliminado.
O sedã será oferecido com duas opções de baterias: uma de 68,8 kWh, com autonomia de 298 milhas (aproximadamente 480 km), e outra de 80 kWh, capaz de percorrer 343 milhas (cerca de 552 km) segundo o ciclo WLTP.
Curiosamente, a versão com bateria maior entrega menos potência, com 241 cavalos, enquanto a menor gera 255 cavalos. Ambas têm torque de 236 lb-ft e tração traseira.
Para se alinhar às preferências dos motoristas europeus, o Mazda6e passou por ajustes no centro de pesquisa da marca na Europa. Isso incluiu configurações específicas de suspensão, direção elétrica e calibração dos freios.
O modelo deve ser lançado na Europa ainda este ano, com a produção de versões com volante à direita para o Reino Unido prevista para 2026. Infelizmente, o Mazda6e não será lançado nos Estados Unidos.
O preço na Europa ainda não foi anunciado, mas na China o modelo EZ-6 custa o equivalente a menos de 20 mil dólares, sugerindo que o Mazda6e poderá ter preços competitivos no mercado europeu.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!