fiat 500e conceitos 5
Parece que Termini Imerese, na Sicília, pode não ser a única fábrica ameaçada na Itália, já que se sabe agora que a planta da Fiat em Mirafiori, perto de Turim, irá suspender a produção de veículos, mas temporariamente. Motivo?
Bem, não se trata dos Houthis no Mar Vermelho e nem qualquer coisa ligada à Guerra da Ucrânia, mas a simples falta de pedidos dos revendedores para o Fiat 500 elétrico e carros da Maserati, fabricados localmente.
Enorme, a fábrica da Mirafiori emprega 2.250 funcionários, sendo que 1.000 deles estão nas linhas de montagem da Maserati, fazendo modelos Ghibli, Quattroporte e GranTurismo.
A falta de interesse nos quatro modelos localizados em Mirafiori não é nova, visto que a planta italiana também teve que “ajustar a produção à demanda”, como é comumente dito pelas montadoras aqui, entre outubro e novembro do ano passado.
maserati granturismo
Agora, a planta da Fiat ficará de 12 de fevereiro a 3 de março, simplesmente parada por demanda baixa, o que surpreende nos dois casos, visto que o Fiat 500 elétrico já chegou a superar o Golf entre os carros mais vendidos da Europa.
Já a Maserati, bem, ela é a marca do tridente e seu volume é muito menor, mas ainda assim, a tradicional luxuosa italiana parece não mais atrair os ricaços europeus com seu trio tradicional, uma vez que Grecale e Levante parecem mais atraentes ao novo perfil de comprador.
Isso mostra como os SUVs podem fazer estragos, mesmo em marcas onde outros segmentos clássicos, como sedãs, cupês e conversíveis, ainda possuem parcela importante do lineup, porém, não mais das vendas.
A Maserati vive na balança entre manter seu status com a combustão tradicional e adotar uma arquitetura elétrica de alto desempenho e luxo, com o GranTurismo, por exemplo, jogando nos dois times, assim como o Grecale.
Ainda assim, após um grande investimento num complexo de testes de baterias de 8 mil m², Mirafiori está longe de ter o destino da antiga fábrica siciliana.
[Fonte: Auto Plus]
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!