Fábrica da BMW completa 20 anos fazendo o Série 3; a planta alemã já produziu quase 4 milhões de carros

bmw serie 3 alemanha
bmw serie 3 alemanha

A planta de Leipzig da BMW entrou em operação em 1 de março de 2005, marcando o início da produção em série da quinta geração do BMW Série 3 Sedan.

A decisão de construir a fábrica foi anunciada em julho de 2001, após um rigoroso processo de seleção que analisou mais de 250 localidades antes de definir Leipzig como sede do projeto.

Desde então, a unidade se tornou um polo estratégico para a montadora. Com cerca de 3,75 milhões de veículos produzidos ao longo dos anos, a fábrica passou por diversas expansões e modernizações.

O BMW Group já investiu mais de 5 bilhões de euros no local e planeja continuar aproveitando sua flexibilidade produtiva para atender às demandas futuras.

Atualmente, a planta de Leipzig se destaca por sua versatilidade. Em uma única linha de produção, são fabricados quatro modelos diferentes, com três tipos de propulsão e sob duas marcas distintas.

Esta unidade produz o BMW Série 1, o BMW Série 2 Active Tourer, incluindo a versão híbrida plug-in, o BMW Série 2 Gran Coupé e o MINI Countryman, nas versões totalmente elétrica e a combustão.

A fábrica foi projetada para uma capacidade inicial de produção de 650 veículos por dia, com os turnos normais de trabalho, o que já não era pouca coisa.

No entanto, com investimentos contínuos e a ampliação de sua estrutura, a capacidade produtiva cresceu significativamente, podendo chegar atualmente a 1.300 veículos diários.

Essa evolução reflete o compromisso do BMW Group com a inovação e a eficiência, garantindo que a unidade esteja sempre preparada para atender às demandas do mercado automotivo.

Desde sua inauguração, a planta de Leipzig já lançou 20 modelos diferentes das marcas BMW e MINI, consolidando-se como uma das fábricas mais avançadas do grupo germânico.

Seu sucesso contínuo demonstra a importância da unidade dentro da estratégia global da montadora e reforça sua posição na mesma como referência em tecnologia e produção automotiva.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BMW
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X