EV mais barato da Volkswagen, ID.Every1, será o primeiro a ter software da Rivian, marcando uma mudança de estratégia da marca

vw id every1 oficial 2
vw id every1 oficial 2

A Volkswagen está se preparando para lançar modelos elétricos mais acessíveis, e a novidade mais recente é um compacto que foi antecipado pelo conceito ID. Every1.

Esse modelo deve chegar à produção como ID.1 ou com outro nome que a marca alemã escolher até o lançamento.

No entanto, a grande surpresa é que ele será o primeiro Volkswagen equipado com o avançado software da Rivian , marcando uma mudança estratégica importante para a empresa.

Nos últimos anos, a Volkswagen foi amplamente criticada por não levar a eletrificação a sério, o que colocou a empresa em uma posição delicada. Grande parte das dificuldades da montadora alemã vem da incapacidade de desenvolver um software competitivo para seus veículos elétricos.

Os esforços para rivalizar com a Tesla nesse campo foram malsucedidos, resultando em EVs da Volkswagen repletos de falhas e bugs que afastaram os consumidores.

vw id every1 oficial 1
vw id every1 oficial 1

Diante desse cenário, a Volkswagen teve que admitir sua derrota no setor de software e, em 2023, firmou uma parceria com a Rivian para utilizar sua arquitetura digital.

Já vimos os primeiros passos dessa colaboração com os novos modelos da Scout, a divisão off-road do grupo Volkswagen, e agora será a vez da marca principal adotar a tecnologia. O primeiro modelo da Volkswagen a ser totalmente baseado no software da Rivian será lançado em 2027.

Isso significa que o ID.2, que será produzido a partir do próximo ano, não se beneficiará dessa parceria. O modelo subcompacto elétrico, inspirado no conceito ID. 2all, chegará antes da implementação total da nova plataforma digital.

No entanto, o ID.1, o menor EV planejado pela Volkswagen, será lançado já sob essa nova arquitetura em 2027, aproveitando toda a expertise da Rivian. Essa informação foi confirmada, de forma indireta, durante a apresentação do conceito ID. Every1.

vw id every1 oficial 11
vw id every1 oficial 11

Kai Grünitz, chefe de desenvolvimento técnico da Volkswagen, afirmou que o ID. Every1 será o primeiro modelo da marca a utilizar uma “arquitetura de software fundamentalmente nova e particularmente poderosa”.

Ele também destacou que o novo sistema permitirá a adição de funcionalidades ao longo da vida útil do carro, algo que, até agora, apenas Rivian e Tesla oferecem de maneira contínua.

Embora Grünitz não tenha citado explicitamente a Rivian como fornecedora do software, fontes do TechCrunch confirmaram a informação.

Outro indício está no painel divulgado pela Volkswagen no material oficial do ID. Every1. A interface da central multimídia, embora personalizada, apresenta elementos visuais fortemente inspirados nos modelos Rivian R2 e R3.

vw id every1 oficial 12
vw id every1 oficial 12

Mas o mais importante não é o design do sistema de entretenimento e sim a tecnologia por trás dele, que será responsável por gerenciar funções essenciais como a bateria, o trem de força e os sistemas de assistência ao motorista.

Tanto o ID.1 quanto o ID.2 fazem parte da estratégia da Volkswagen para oferecer veículos elétricos mais acessíveis em um mercado que tem demonstrado sinais de desaceleração na adoção dos EVs.

O ID.2 deve chegar ao mercado europeu com preço inicial de aproximadamente 25 mil euros, enquanto o ID.1 será ainda mais barato, custando cerca de 20 mil euros.

Embora esses valores possam não ser tão baixos quanto muitos consumidores esperavam, eles ainda representam uma opção competitiva dentro do segmento elétrico.

Com essa nova parceria e a promessa de preços mais acessíveis, a Volkswagen espera reverter a percepção negativa em torno de sua estratégia para os EVs e ganhar força em um setor que exige não apenas bons carros, mas também tecnologia digital avançada.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.