Euro NCAP não recomenda tecnologia do BYD Yuan Plus; saiba o motivo pelo qual o SUV elétrico chinês foi apontado

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Tudo estava indo bem para os chineses na Europa, não só em vendas, como também em segurança. Bem diferente de uma década atrás, agora os automóveis feitos na China ganham cinco estrelas no Euro NCAP com os “pés nas costas.

De fato, os carros chineses ficaram muito mais seguros e chegam mesmo a rivalizar com os mais seguros de fabricantes de renome de longa data, mas agora sabe-se que nem tudo são flores, especialmente para o BYD Yuan Plus.

O SUV mais ignorado da BYD no Brasil, é conhecido na Europa como Atto 3 e foi lá que, num teste específico de segurança, o Yuan Plus acabou “não recomendado” em uma de suas tecnologias pelo Euro NCAP. Mas, qual seria o motivo?

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O teste em questão é chamado de Assisted Driving Gradings ou Classificações de Direção Assistida. Nesse teste, o Euro NCAP avalia a competência de assistência, com base no equilíbrio entre engajamento do motorista e assistência do veículo, além de um backup de segurança.

Assim, com base nisso, o Euro NCAP descobriu que uma função do controle de cruzeiro adaptativo do Yuan Plus simplesmente desliga após um período prolongado de inatividade por parte do motorista.

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O NCAP disse que o ACC do Yuan Plus “desativa a função de centralização de faixa, mas mantém o controle de cruzeiro adaptativo ativo. Se o radar ou a câmera estiverem bloqueados, o carro emite um aviso, mas não desativa”.

O relatório diz ainda: “O BYD Atto 3 fornece níveis modestos de envolvimento do motorista e assistência do veículo. No entanto, é na área de backup de segurança e, especificamente, na falta de ação tomada em caso de um motorista sem resposta, que o carro tem um desempenho ruim. No geral, o sistema não é recomendado para assistência em rodovias”.

Nas demais ações, o ACC do Yuan Plus foi apontado por não ter aviso no HUD, alerta regular de mãos no volante e de reconhecimento errôneo de limite de velocidade secundário (em via auxiliar ou paralela), bem como não ajuste ante curvas e cruzamentos.


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X