EUA: Trump eleva tarifa para 25% sobre carros canadenses e mexicanos; os dois países se uniram à China em anúncio de retaliação

chevrolet equinox ev 01

Evocando a chamada Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) de 1977, o presidente dos EUA Donald Trump cumpriu o que prometeu para o dia 1 de fevereiro de 2025.

O chefe do executivo americano anunciou o aumento das tarifas de importação de vários produtos fabricados no México e no Canadá, para 25%. Da China , ele aumentou para 10%.

Do norte, ele acusa a “ameaça extraordinária” do fentanil e do sul, a imigração ilegal, como motivos para elevar as tarifas de importação, que impactarão diretamente nos preços dos carros.

Como se sabe, México e Canadá respondem por 30% dos carros vendidos nos EUA, sendo que o país importa 40% do que vende internamente.

Os governos dos dois países já anunciaram que irão retaliar e Trump já disse que quem responder será ainda mais taxado. A China, embora não exporte carros aos EUA, prometeu responder em outras áreas.

Com a questão geral indo para lados mais extremos, especialmente proferidos ao norte dos EUA, nos atendo apenas aos carros, o impacto no mercado americano será grande.

Segundo fontes da Reuters , GM e Toyota poderiam transferir a produção de seus carros nestes países para os EUA, mas nem todas conseguiriam reverter a situação em pouco tempo.

Mover a produção de carros de um lugar para outro leva meses ou até mais de um ano, lembrando que empresas como Ford e GM construíram complexas linhas de montagem no México.

A Honda investiu quase US$ 14 bilhões no Canadá para fazer carros elétricos e baterias, enquanto a Stellantis tem lá a planta que faz o novo (e elétrico) Dodge Charger.

As montadoras ainda não se pronunciaram sobre o assunto, mas nesta segunda-feira teremos muitas novidades sobre o setor automotivo americano, que pode estar entrando em uma grande crise.

O motivo é que as montadoras irão repassar esses custos adicionais se não moverem suas linhas de produção e até mesmo os carros feitos nos EUA ficarão mais caros com peças e componentes importados.

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias EUA
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X