O chamado Rolling Coal é uma prática condenável nos EUA e que está sendo combatida pela EPA (Agência Ambiental Americana) e pelo DoJ (Departamento de Justiça) por emissão excessiva de CO2, particulados e toda sorte de poluentes pelo escape.
Como se sabe, muitos praticantes de Rolling Coal também usam suas picapes lançadoras de colunas de fumaça preta ou cinza, como protesto antiambientalista e também contra proprietários de carros elétricos, em especial Tesla.
Contudo, EPA e DoJ estão no encalço não só desses caras, mas também daqueles que fazem as modificações que fazem picapes diesel cobrirem literalmente qualquer coisa com uma massa negra altamente tóxica.
Recentemente, o Departamento de Justiça dos EUA aplicou uma multa em duas lojas e uma oficina mecânica no estado de Iaho, sendo elas das redes GDP Tuning e Gorilla Performance, de Barry Pierce, que também foi condenado.
Os envolvidos confessaram que violaram a Clear Air Act que é a Lei do Ar Limpo nos EUA, já que essas empresas adulteravam os dispositivos de monitoramento do controle de emissões das picapes diesel.
A GDP Tuning comprou e vendeu dispositivos e software que permitiriam aos proprietários de picape reprogramar o sistema OBD de seus veículos, violando assim a lei de emissão de poluentes.
A adulteração faz com que o monitoramento de emissões embutido no sistema de diagnóstico do veículo seja emulado, o que permite sua remoção sem a detecção pelo OBD. Estima-se que meio milhão de picapes diesel nos EUA estejam alteradas.
Então, se na inspeção for plugado um scanner para fazer uma leitura da ECU da picape adulterada, o controle de emissão de poluentes estará presente e em funcionamento, como se tudo estivesse normal desde a linha de montagem.
Já a Gorilla Performance fazia a instalação do dispositivo de emulação e do software, que faz uma picape diesel lançar 40 vezes mais particulados, 120 vezes mais monóxido de carbono, 310 vezes mais NOx e 1.400 vezes mais hidrocarbonetos…
[Fonte: Jalopnik]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!