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A empresa alemã Bosch, bem conhecida do setor automotivo onde desenvolve tecnologias há várias décadas, apresentou uma nova solução para uso de dois combustíveis bem distintos em um mesmo motor.
Trata-se de uma tecnologia que leva para o motor de ciclo diesel, a possibilidade de usar também o etanol, o famoso combustível vegetal derivado da cana-de-açúcar. A tecnologia é parecida com sistema Flex usado nos motores de ciclo Otto, bem populares no mercado nacional.
A tecnologia da Bosch permite que o motor diesel possa ser alimentado com etanol, porém, não da forma como ocorre nos motores de ciclo Otto, onde as misturas são variadas.
Segundo a Bosch, a tecnologia permite que o motor funcione inicialmente com óleo diesel, contudo o etanol passa a ser injetado no motor conforme seu regime de trabalho aumenta, chegando a ter metade do combustível injetado sendo de origem vegetal.
A Bosch não detalhou o funcionamento da tecnologia mas a função do etanol é reduzir as emissões de poluentes durante a maior parte do trabalho do propulsor.
Vai ser usado em caminhões e também serviria em automóveis? No primeiro caso, a intenção da Bosch ainda não é chegar ao transporte de cargas. Seu alvo são operações nas zonas rurais, com motores de colheitadeiras, tratores e também na área de mineração.
Já na segunda opção, a tecnologia não será usada em automóveis, que no caso poderia ser na Europa, pelo menos não inicialmente. A tecnologia ainda está em seus estágios iniciais, mas não deixa de ser promissora a intenção de empresas do setor automotivo em buscar soluções para reduzir as emissões de poluentes em motores que utilizam combustíveis fósseis.
A Bosch disse: “Existem operações na mineração que consomem 1 milhão de litros de diesel por ano. Como o Brasil não é autossuficiente em diesel é algo que impacta na balança comercial. Reduzindo pela metade este consumo menos CO2 é emitido e mais etanol, produzido aqui, é consumido, gerando mais emprego e renda”.
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