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Um dos principais argumentos contra os veículos elétricos é que sua produção exige mais energia e pode gerar emissões elevadas, tornando-os supostamente não tão limpos quanto se pensa.
A mineração de metais raros para baterias e o transporte de peças são processos que impactam o meio ambiente.
No entanto, isso não significa que carros a combustão sejam mais ecológicos – na verdade, há um ponto específico no ciclo de vida de um EV em que ele se torna uma opção mais limpa do que um carro movido a gasolina.
A grande diferença está na forma como as emissões são distribuídas ao longo do tempo.
Em carros a combustão, as emissões de CO2 são relativamente baixas na produção, mas se acumulam em níveis altos durante toda a vida útil do veículo devido à queima de combustível.
![dolphin 2026 china 1 dolphin 2026 china 1](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/dolphin-2026-china-1.jpg)
Já nos elétricos, a fabricação gera mais emissões, mas seu uso diário libera muito menos poluentes, podendo chegar perto de zero caso a eletricidade utilizada seja proveniente de fontes renováveis, como solar e eólica.
De acordo com o Low Carbon Vehicle Partnership, um carro a gasolina nos Estados Unidos emite, em média, 26 toneladas de CO2 ao longo de sua vida útil, sendo que cerca de 20% desse total vem da produção.
No caso de um EV, esse número cai para 19 toneladas, embora quase metade disso venha da fabricação. Assim, os elétricos começam em desvantagem ambiental, mas logo recuperam essa diferença.
O ponto em que um EV se torna mais limpo que um carro a combustão ocorre, em média, após dois anos de uso ou cerca de 25.000 milhas rodadas (aproximadamente 41.000 km), segundo um estudo do Canary Media.
![tesla cybertruck 68 tesla cybertruck 68](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/tesla-cybertruck-68.jpg)
Até 2030, esse período pode ser reduzido pela metade devido ao aumento do uso de energias renováveis na rede elétrica.
Isso significa que motoristas que percorrem cerca de 12.000 a 13.000 milhas por ano (19.000 a 21.000 km) reduzem rapidamente suas emissões ao optar por um EV. No entanto, pessoas que dirigem muito pouco podem demorar mais para compensar as emissões iniciais de fabricação.
Outro fator importante é quando e onde o EV é carregado.
Em estados como Califórnia, onde grande parte da eletricidade vem de fontes solares, carregar um carro elétrico durante o dia pode cortar as emissões pela metade em comparação com o carregamento noturno, segundo a Bloomberg.
Além disso, fabricantes como Ford, Hyundai e Rivian estão investindo na produção de EVs com energia renovável, o que ajudará a reduzir ainda mais as emissões associadas à fabricação.
Com a modernização das redes elétricas e o avanço na produção sustentável, o tempo necessário para que um EV supere um carro a gasolina em termos de emissões deve diminuir ainda mais na próxima década, tornando os veículos elétricos uma opção cada vez mais limpa.
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