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A Cox Automotive divulgou os resultados de seu mais recente estudo “Car Buyer Journey”, revelando que os compradores de veículos novos, nos Estados Unidos, estão atingindo níveis recordes de satisfação com o processo de compra.
A taxa de satisfação geral chegou a 75%, impulsionada por fatores como incentivos melhorados, maior disponibilidade de estoque e ferramentas digitais mais acessíveis.
Entre os diferentes tipos de veículos, os carros elétricos (EVs) conquistaram o maior índice de satisfação, com 82% dos compradores “altamente satisfeitos”.
Esse número supera os índices para híbridos (76%) e veículos a combustão interna (75%).
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Um dos principais fatores por trás dessa diferença é a adoção de ferramentas digitais durante o processo de compra: 76% dos compradores de EVs utilizaram essas ferramentas, enquanto apenas 42% dos compradores de carros a combustão fizeram o mesmo.
Além disso, os consumidores de EVs demonstraram maior engajamento, lendo e assistindo a mais avaliações antes de tomar suas decisões.
Eles também colocam maior ênfase em segurança e tecnologia, elementos que desempenham um papel central na escolha de um veículo elétrico.
Outro dado positivo do estudo foi o aumento da satisfação com concessionárias, que alcançou um recorde de 81%. Além disso, 42% dos compradores de carros novos afirmaram que a experiência de compra mais recente foi melhor do que a anterior.
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Embora a satisfação geral tenha sido alta, o estudo registrou uma queda de 2% devido a desafios enfrentados pelos compradores de carros usados. Esses consumidores têm lidado com estoques reduzidos, preços elevados e altas taxas de juros, o que dificulta o processo de compra.
Apesar disso, a taxa de satisfação entre os compradores de veículos usados foi de 64%, a mais alta desde antes da pandemia de COVID-19.
A pesquisa também revelou que a digitalização do processo de compra está economizando tempo significativo para os consumidores. Compradores de carros novos economizam em média 49 minutos no concessionário, enquanto os de usados economizam 40 minutos.
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Apesar disso, muitos compradores ainda valorizam interações presenciais, como test drives, retirada do veículo e contato direto com a equipe de vendas.
Isabelle Helms, vice-presidente de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Cox Automotive, destacou: “É um equívoco comum pensar que a maioria dos consumidores deseja um processo totalmente online. A satisfação do comprador é influenciada não apenas pelo tempo gasto, mas pela eficiência dos aspectos transacionais da jornada de compra.”
O estudo evidencia que, embora o uso de ferramentas digitais esteja transformando a experiência de compra, os consumidores continuam valorizando a combinação de conveniência digital e interação humana.
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