A Cox Automotive divulgou os resultados de seu mais recente estudo “Car Buyer Journey”, revelando que os compradores de veículos novos, nos Estados Unidos, estão atingindo níveis recordes de satisfação com o processo de compra.
A taxa de satisfação geral chegou a 75%, impulsionada por fatores como incentivos melhorados, maior disponibilidade de estoque e ferramentas digitais mais acessíveis.
Entre os diferentes tipos de veículos, os carros elétricos (EVs) conquistaram o maior índice de satisfação, com 82% dos compradores “altamente satisfeitos”.
Esse número supera os índices para híbridos (76%) e veículos a combustão interna (75%).
Um dos principais fatores por trás dessa diferença é a adoção de ferramentas digitais durante o processo de compra: 76% dos compradores de EVs utilizaram essas ferramentas, enquanto apenas 42% dos compradores de carros a combustão fizeram o mesmo.
Além disso, os consumidores de EVs demonstraram maior engajamento, lendo e assistindo a mais avaliações antes de tomar suas decisões.
Eles também colocam maior ênfase em segurança e tecnologia, elementos que desempenham um papel central na escolha de um veículo elétrico.
Outro dado positivo do estudo foi o aumento da satisfação com concessionárias, que alcançou um recorde de 81%. Além disso, 42% dos compradores de carros novos afirmaram que a experiência de compra mais recente foi melhor do que a anterior.
Embora a satisfação geral tenha sido alta, o estudo registrou uma queda de 2% devido a desafios enfrentados pelos compradores de carros usados. Esses consumidores têm lidado com estoques reduzidos, preços elevados e altas taxas de juros, o que dificulta o processo de compra.
Apesar disso, a taxa de satisfação entre os compradores de veículos usados foi de 64%, a mais alta desde antes da pandemia de COVID-19.
A pesquisa também revelou que a digitalização do processo de compra está economizando tempo significativo para os consumidores. Compradores de carros novos economizam em média 49 minutos no concessionário, enquanto os de usados economizam 40 minutos.
Apesar disso, muitos compradores ainda valorizam interações presenciais, como test drives, retirada do veículo e contato direto com a equipe de vendas.
Isabelle Helms, vice-presidente de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Cox Automotive, destacou: “É um equívoco comum pensar que a maioria dos consumidores deseja um processo totalmente online. A satisfação do comprador é influenciada não apenas pelo tempo gasto, mas pela eficiência dos aspectos transacionais da jornada de compra.”
O estudo evidencia que, embora o uso de ferramentas digitais esteja transformando a experiência de compra, os consumidores continuam valorizando a combinação de conveniência digital e interação humana.
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