Todos os carros perdem eficiência no frio, sejam eles movidos a combustão ou elétricos.
As baixas temperaturas afetam a autonomia e aumentam os custos com combustível ou eletricidade, o que pode ser um problema especialmente para quem mora em regiões com invernos rigorosos.
No caso dos veículos elétricos, a perda de autonomia pode não ser tão perceptível no dia a dia, mas se torna um fator importante em viagens longas, onde a necessidade de recarga em redes públicas pode exigir planejamento extra.
A análise mais recente do impacto do frio na autonomia dos EVs, realizada pelo site Recurrent, avaliou dados reais de mais de 18 mil veículos nos Estados Unidos.
O estudo levou em conta as condições ideais de temperatura, geralmente entre 20°C e 23°C, e as temperaturas de congelamento, próximas a 0°C. Os modelos analisados incluem desde os mais populares, como Tesla Model 3 e Hyundai Ioniq 5, até opções mais recentes, como Rivian R1S e Kia EV9.
Um dos fatores que mais influenciam o desempenho dos EVs no inverno é o sistema de aquecimento da cabine.
Enquanto um carro a combustão reaproveita o calor do motor para aquecer os passageiros, os elétricos precisam gerar esse calor a partir da própria bateria, o que reduz a energia disponível para rodar.
Alguns modelos tentam compensar essa perda com bombas de calor, que são mais eficientes que os aquecedores convencionais, mas ainda assim sofrem com temperaturas muito baixas.
O desempenho dessas bombas cai drasticamente abaixo de -10°C, tornando o uso de energia ainda maior para manter o interior aquecido.
O estudo também destacou discrepâncias inesperadas em dois modelos da GM, o Cadillac Lyriq e o Chevrolet Equinox EV, ambos equipados com bombas de calor, mas que apresentaram uma perda de autonomia maior do que a esperada no frio.
Os pesquisadores chegaram a entrar em contato com a GM e donos dos veículos em fóruns para tentar entender a causa do problema, mas ainda não há uma explicação definitiva.
Apesar da redução na autonomia no frio, os especialistas garantem que essa perda não é permanente nem prejudicial à bateria. Quando as temperaturas sobem, o desempenho dos EVs volta ao normal.
No entanto, para evitar contratempos durante o inverno, algumas estratégias podem ser adotadas. O pré-aquecimento do veículo enquanto ele ainda está conectado ao carregador reduz o impacto da temperatura na bateria.
Além disso, o uso de aquecedores de assento e volante pode ser uma alternativa mais eficiente do que aumentar o calor da cabine.
O carregamento também pode levar mais tempo no frio, já que os veículos limitam a tensão para proteger a bateria quando ela está gelada.
Alguns modelos mais novos oferecem um recurso que aquece a bateria antes de chegar a um carregador rápido, reduzindo o tempo necessário para a recarga.
Outra dica importante é diminuir a intensidade da frenagem regenerativa em superfícies escorregadias, pois em condições de gelo ou neve, a desaceleração brusca pode comprometer a estabilidade do carro.
Alguns EVs até desativam automaticamente essa função quando a bateria está muito fria, já que um sistema gelado não consegue absorver a carga tão rapidamente.
Armazenar o veículo plugado a uma tomada, com um limite de carga ajustado para cerca de 70% ou 80%, também ajuda a manter a bateria em uma temperatura ideal, sem gastar sua própria energia para se aquecer.
Dessa forma, quando o motorista retornar, a bateria terá uma carga mais previsível e uma autonomia menos afetada pelo frio.
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