Um estudo do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) revelou que a altura dos veículos é um fator que aumenta e muito a gravidade de lesões em pedestres atingidos por veículos em movimento.
A análise mostrou que SUVs e pickups, com frentes mais altas, elevam significativamente o risco de ferimentos graves e fatais, mesmo em velocidades consideradas moderadas.
A pesquisa, baseada em 202 acidentes nos EUA entre 2015 e 2022, comparou a gravidade das lesões em pedestres atingidos por carros de passeio e veículos maiores.
O foco principal foi a altura frontal dos veículos, já que o ponto de impacto no corpo do pedestre determina a gravidade dos ferimentos. O peso do veículo, curiosamente, não desempenha um papel tão significativo quanto a altura na maioria dos casos.
Os números que assustam
Velocidade e altura dos veículos são determinantes no impacto.
A 20 mph (32 km/h), pedestres têm 46% de chance de sofrer ferimentos moderados, como ossos quebrados, e 18% de chance de ferimentos graves, como fraturas expostas.
A 35 mph (56 km/h), essas chances sobem para 86% e 67%, respectivamente.
Já o risco de morte aumenta de 1% a 20 mph para 19% a 35 mph, e ultrapassa 80% a 50 mph (80 km/h).
Comparando diferentes veículos, a pesquisa revelou que, a 27 mph (43 km/h) — a velocidade média dos acidentes analisados —, um carro comum tinha 60% de chance de causar ferimentos moderados e 30% de ferimentos graves.
Já um pickup médio, com frentes 13 polegadas mais altas, aumentava esses riscos para 83% e 62%, respectivamente. Isso ocorre porque veículos mais altos atingem o torso ou a cabeça dos pedestres, causando ferimentos mais sérios, enquanto carros mais baixos geralmente impactam as pernas.
EUA versus Europa
O estudo também comparou os dados americanos com informações de acidentes na Alemanha, onde carros menores ainda predominam.
Os pedestres nos EUA apresentaram maior probabilidade de lesões em todas as velocidades. Para carros médios, as curvas de risco nos EUA se alinham às europeias.
No entanto, os pickups americanos mostraram riscos muito maiores, destacando o impacto da preferência dos consumidores americanos por SUVs e caminhonetes.
Reduzindo os riscos
A pesquisa levanta questões sobre os limites de velocidade em áreas urbanas. Atualmente, o limite de 25 mph (40 km/h) amplamente adotado nos EUA pode ser excessivo para locais com alto fluxo de pedestres.
Reduzir velocidades pode trazer benefícios consideráveis: por exemplo, reduzir de 30 mph para 25 mph diminui o risco de ferimentos graves de 50% para 32%.
Os fabricantes de veículos também têm um papel importante na segurança dos pedestres. Alterações no design frontal, como frentes menos altas e materiais mais suaves, podem ajudar a mitigar os impactos.
Além disso, sistemas avançados de frenagem automática podem prevenir acidentes antes que eles ocorram.
Com SUVs e pickups dominando as ruas dos EUA, é essencial repensar limites de velocidade e o design dos veículos para proteger pedestres.
Como destacou David Harkey, presidente do IIHS, “uma combinação de ajustes no transporte, desde velocidades mais seguras até mudanças no design dos veículos, será essencial para reduzir ferimentos graves e mortes.”
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