Estilosas e caras: Se você gostou das rodas de fixação central das BMW M3, saiba que custam R$ 120.000, e isso é lá nos States

rodas bmw center lock (1)
rodas bmw center lock (1)

Os fãs da BMW que sempre sonharam em equipar seus carros com rodas de fixação central finalmente têm essa opção. O único detalhe? O preço é tão exclusivo quanto o acessório.

Antes disponíveis apenas na Europa como opcional desde 2023, as rodas M Performance com travamento central agora podem ser adquiridas no mercado norte-americano.

Mas se você precisa perguntar quanto custam, talvez seja melhor deixar para lá. O conjunto completo tem preço sugerido de US$ 11.037,90 apenas para as peças. E isso é só o começo.

Com a instalação e ferramentas necessárias, o custo final pode chegar a impressionantes US$ 19.995,23.

rodas bmw center lock (2)
rodas bmw center lock (2)

Por que tão caro? A BMW não é exatamente conhecida por preços acessíveis, e a divisão M faz questão de manter sua exclusividade.

Na Europa, o kit custa cerca de 12.000 euros, mas nos Estados Unidos, segundo o BMW Blog , o valor sobe devido a uma série de ferramentas especializadas necessárias para a instalação.

Aqui está a lista dos itens obrigatórios e seus preços aproximados:

– Ferramenta de remoção – US$ 567
– Graxa Sythes Glep 1 – US$ 49
– Pasta de alumínio Wuerth Al 1100 – US$ 51,99
– Soquete para travamento central – US$ 323
– Chave de torque – US$ 1.270

O alto custo da chave de torque se deve ao fato de que o aperto das rodas exige uma aplicação de torque de nada menos que 930 Nm.

rodas bmw center lock (3)
rodas bmw center lock (3)

Essas ferramentas, somadas ao custo da mão de obra especializada, elevam o valor total para a casa dos 20 mil dólares.

Mas afinal, qual é a vantagem dessas rodas? A tecnologia de travamento central tem raízes no automobilismo desde o início do século XX e ainda hoje é amplamente utilizada em corridas.

Em vez de múltiplos parafusos para fixar a roda, um único grande porca trava tudo no lugar. Isso permite trocas ultrarrápidas nos boxes, uma necessidade absoluta em competições onde frações de segundo fazem toda a diferença.

Além disso, a redução de peso em comparação com um sistema convencional pode trazer ganhos mínimos de desempenho.

Para quem participa regularmente de track days e precisa de trocas rápidas de rodas, a tecnologia pode ter alguma utilidade. Mas para o motorista comum que só quer ostentar um visual de carro de corrida, o maior benefício dessas rodas é, basicamente, impressionar os amigos no estacionamento.

Se você tem um BMW M2, M3 ou M4 de última geração e está disposto a gastar 20 mil dólares em um detalhe técnico que quase ninguém notará, talvez seja hora de visitar uma concessionária BMW.

Mas corra, porque a oferta para o mercado norte-americano é limitada.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BMW
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.