![rodas bmw center lock (1) rodas bmw center lock (1)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/rodas-bmw-center-lock-1.jpg)
Os fãs da BMW que sempre sonharam em equipar seus carros com rodas de fixação central finalmente têm essa opção. O único detalhe? O preço é tão exclusivo quanto o acessório.
Antes disponíveis apenas na Europa como opcional desde 2023, as rodas M Performance com travamento central agora podem ser adquiridas no mercado norte-americano.
Mas se você precisa perguntar quanto custam, talvez seja melhor deixar para lá. O conjunto completo tem preço sugerido de US$ 11.037,90 apenas para as peças. E isso é só o começo.
Com a instalação e ferramentas necessárias, o custo final pode chegar a impressionantes US$ 19.995,23.
![rodas bmw center lock (2) rodas bmw center lock (2)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/rodas-bmw-center-lock-2.jpg)
Por que tão caro? A BMW não é exatamente conhecida por preços acessíveis, e a divisão M faz questão de manter sua exclusividade.
Na Europa, o kit custa cerca de 12.000 euros, mas nos Estados Unidos, segundo o BMW Blog, o valor sobe devido a uma série de ferramentas especializadas necessárias para a instalação.
Aqui está a lista dos itens obrigatórios e seus preços aproximados:
– Ferramenta de remoção – US$ 567
– Graxa Sythes Glep 1 – US$ 49
– Pasta de alumínio Wuerth Al 1100 – US$ 51,99
– Soquete para travamento central – US$ 323
– Chave de torque – US$ 1.270
O alto custo da chave de torque se deve ao fato de que o aperto das rodas exige uma aplicação de torque de nada menos que 930 Nm.
![rodas bmw center lock (3) rodas bmw center lock (3)](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/rodas-bmw-center-lock-3.jpg)
Essas ferramentas, somadas ao custo da mão de obra especializada, elevam o valor total para a casa dos 20 mil dólares.
Mas afinal, qual é a vantagem dessas rodas? A tecnologia de travamento central tem raízes no automobilismo desde o início do século XX e ainda hoje é amplamente utilizada em corridas.
Em vez de múltiplos parafusos para fixar a roda, um único grande porca trava tudo no lugar. Isso permite trocas ultrarrápidas nos boxes, uma necessidade absoluta em competições onde frações de segundo fazem toda a diferença.
Além disso, a redução de peso em comparação com um sistema convencional pode trazer ganhos mínimos de desempenho.
Para quem participa regularmente de track days e precisa de trocas rápidas de rodas, a tecnologia pode ter alguma utilidade. Mas para o motorista comum que só quer ostentar um visual de carro de corrida, o maior benefício dessas rodas é, basicamente, impressionar os amigos no estacionamento.
Se você tem um BMW M2, M3 ou M4 de última geração e está disposto a gastar 20 mil dólares em um detalhe técnico que quase ninguém notará, talvez seja hora de visitar uma concessionária BMW.
Mas corra, porque a oferta para o mercado norte-americano é limitada.
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