
Houve um tempo em que a receita do sedã esportivo perfeito era simples e fácil de encontrar, lá nos Estados Unidos.
Um V8 na dianteira, câmbio manual e cinco lugares no meio, com tração traseira para completar a fórmula. Esses eram tempos mais simples, e essa combinação nos deu alguns dos melhores carros da história.
De modelos icônicos como os BMW M3 (E90) e M5 (E39) até opções mais acessíveis como o Chevrolet SS e uma infinidade de sedãs musculosos americanos, não faltavam opções para quem queria diversão ao volante.
Mas agora, em 2025, restou apenas um sedã com motor V8, câmbio manual e tração traseira: o Cadillac CT5-V Blackwing.

O CT5-V Blackwing já é bem conhecido por seus números impressionantes. Seu motor V8 supercharged de 6.2 litros despeja 668 cavalos de potência e 85 kgfm de torque.
Enquanto o BMW M5 e outros sedãs esportivos de alto desempenho adotaram a tração integral há anos, a Cadillac continua firme na decisão de manter a potência apenas no eixo traseiro.
Mas oferecer o câmbio manual de série? Isso já é motivo para desfile nas ruas.

O câmbio manual é um Tremec de seis marchas, equipado com tecnologia No-Lift Shift e Active Rev-Matching, garantindo máxima performance para quem ainda sabe usar três pedais.
Com um dos chassis mais equilibrados do mercado, entre-eixos longo, direção precisa e a possibilidade de trocar marchas manualmente, o CT5-V Blackwing tem tudo para ser um dos melhores sedãs esportivos já construídos.
O único problema? Esse modelo será o último da linha V com motor a combustão da Cadillac. O facelift de 2025 manteve a opção do câmbio manual graças à sua popularidade (quase 50% das vendas de 2023 foram com a transmissão manual), mas quando o CT5-V Blackwing sair de cena, ele levará seu câmbio de seis marchas junto.

O número de sedãs V8 com tração traseira está diminuindo
A ideia para este artigo surgiu da tentativa de descobrir quanto tempo ainda temos com os sedãs V8 de tração traseira. Até pouco tempo, a Dodge parecia ser a última esperança para essa configuração, mas isso era verdade apenas para o agora descontinuado Challenger.
Para se ter uma ideia, hoje restam apenas 127 unidades do Challenger com V8 e câmbio manual nos estoques das concessionárias nos Estados Unidos.
Mas quais sedãs V8 com tração traseira ainda existem? Fora o Cadillac CT5-V Blackwing, só existem dois modelos americanos que atendem a esses critérios, e ambos já saíram de produção para 2025.

Ou seja, se quiser um, precisará procurar nos estoques remanescentes – e lidar com preços inflacionados pelos revendedores. Há também um modelo japonês, mas sua permanência no mercado não deve durar muito tempo:
– Dodge Charger 2023 – A produção do sedã muscle da Dodge terminou em 2023, mas ainda há 6.063 unidades disponíveis nos estoques das concessionárias ou a caminho delas. Dessas, 166 vêm com o motor 5.7 Hemi V8, 315 usam o 6.4 SRT Hemi V8, e apenas 68 unidades possuem o supercharged 6.2 V8.
– Chrysler 300 2023 – A Chrysler se despediu do modelo com o 300C, equipado com um 6.4 Hemi V8, mas essa versão teve produção limitada e esgotou rapidamente. Ainda é possível encontrar algumas unidades do 300S com motor 5.7 Hemi V8 e tração traseira, mas restam apenas 31 delas à venda.
– Lexus IS 500 F Sport Performance – Um dos últimos sedãs V8 naturalmente aspirados do mercado, o IS 500 pode não impressionar nos números de desempenho quando comparado aos rivais, mas tem uma alma que poucos carros modernos ainda mantêm. Seu motor V8 de 5.0 litros entrega um dos melhores roncos da atualidade, mas com a Lexus gradualmente substituindo V8s por V6 turbinados, não há garantia de que ele permanecerá por muito tempo.
A era dos sedãs V8 com tração traseira e câmbio manual está chegando ao fim, e o Cadillac CT5-V Blackwing parece ser o último sobrevivente digno desse legado.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!