
Se um túnel precisa existir, por que não torná-lo bonito? Essa foi a abordagem adotada pelos responsáveis pelo Fyllingsdalstunnelen na Noruega, um túnel que conecta o centro da cidade de Bergen a um bairro residencial.
O projeto nasceu por obrigação já que as normas exigem que qualquer linha de trem subterrânea tenha um túnel de escape de emergência.
Em vez de construir um espaço escuro e sem graça destinado apenas a veículos de manutenção e resgate a cidade decidiu transformá lo em algo muito maior.
Com iluminação colorida obras de arte áreas de descanso e até controle climático o túnel se tornou um destino por si só além de uma movimentada via de transporte urbano.

Como a infraestrutura já precisaria ser construída para atender às exigências legais Bergen escolheu aproveitar a oportunidade para criar algo realmente funcional e agradável.
O custo extra para tornar o túnel mais acessível e confortável foi de apenas 29 milhões de euros.
O principal objetivo do projeto era reduzir a dependência da população local dos carros promovendo um sistema de transporte eficiente seguro e sustentável.
Segundo uma tradução feita pela Smithsonian Magazine a ideia era incentivar uma mobilidade mais ecológica e acessível.

O túnel possui faixas direcionais para ciclistas e um caminho separado para pedestres e corredores revestido com um piso de borracha azul que reduz a fadiga ao caminhar.
A travessia leva cerca de dez minutos de bicicleta ou quarenta minutos a pé. Comparado a outras opções de transporte entre Bergen e Fyllingsdal o túnel representa um grande ganho de tempo.
De carro a viagem leva cerca de trinta minutos já que é preciso contornar a montanha que o túnel atravessa diretamente.
O trem faz o percurso em torno de quinze minutos então a bicicleta acaba sendo uma alternativa ainda mais rápida para muitos moradores.
O Fyllingsdalstunnelen é um exemplo de como a Noruega transforma infraestrutura obrigatória em algo que melhora a vida dos cidadãos.
Em outros países como os Estados Unidos dificilmente um projeto assim seria concebido com o mesmo nível de cuidado e atenção.
Muitas obras de transporte nos EUA são feitas com o mínimo possível priorizando apenas veículos motorizados e terceirizadas para empreiteiras que entregam o serviço pelo menor custo.
Na Noruega a mentalidade é diferente. O governo investe ativamente para tornar a mobilidade mais acessível incentivando as pessoas a adotarem meios de transporte mais baratos e sustentáveis.
Muitos noruegueses escolhem a bicicleta mesmo em invernos rigorosos ou subindo ladeiras íngremes simplesmente para evitar os custos elevados de manter um carro.
O Fyllingsdalstunnelen é a prova de que quando as políticas públicas são pensadas para beneficiar a população resultados incríveis podem acontecer.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!