![amberauto a5 1 amberauto a5 1](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/amberauto-a5-1.jpg)
Recentemente ficamos sabendo que a Renault do Brasil poderá ter como sócia a chinesa Geely, que produzirá assim carros elétricos de sua própria marca na fábrica da montadora francesa no Paraná.
Como também já comentamos, isso não mudará a vida da Renault por aqui, já que a marca não se beneficiaria com carros elétricos de origem chinesa para concorrer com players como BYD e GWM, por exemplo.
![amberauto a5 2 amberauto a5 2](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/amberauto-a5-2.jpg)
Isso a GM estará fazendo com seu Chevrolet Spark EUV, enquanto a Stellantis apostará na Leapmotor como sexta marca no país.
Mas, de volta à Renault, ela tinha um sedã elétrico chinês para ser usado na Europa como um carro de aplicativo, sendo disponibilizado como Mobilize Limo, porém, a coisa deu errado.
![amberauto a5 3 amberauto a5 3](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/amberauto-a5-3.jpg)
O carro em si não parece ruim, pelo contrário, sendo uma versão do chinês JMEV Yi, lançado no país asiático em 2021.
O projeto na Europa fracassou e a marca nem sequer tentou apostar no mercado brasileiro, mas há três anos, ainda não havia uma “ameaça” de carros elétricos chineses por aqui.
![amberauto a5 4 amberauto a5 4](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/amberauto-a5-4.jpg)
Seja como for, o produto criado pela Renault em parceria com a JMC agora toma um novo rumo ao chegar ao mercado russo, mas não pela Renault – que saiu oficialmente do país – e nem pela JMC.
A empresa russa Avtotor fechou um acordo com a JMC e está lançando no mercado local uma nova marca, a Amberauto, sendo que este sedã elétrico agora será vendido como Amberauto A5.
![amberauto a5 5 amberauto a5 5](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/amberauto-a5-5.jpg)
Inicialmente, o projeto previa a importação de 200 carros desmontados para serem terminados em Kaliningrado ao final de 2023, mas a recepção foi boa em 2024, 1.100 unidades foram montadas na Rússia.
Com 4,675 m de comprimento e 2,750 m de entre eixos, o Amberauto A5 tem motor elétrico de 160 cavalos e 22,9 kgfm, indo de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e com final limitada a 140 km/h.
Sua bateria de 60 kWh, feita de fosfato de ferro, garante autonomia de 450 km no ciclo NEDC.
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