Este sedã elétrico era da Renault e poderia ter sido vendido no Brasil; hoje ele acaba de chegar ao mercado russo

amberauto a5 1
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Recentemente ficamos sabendo que a Renault do Brasil poderá ter como sócia a chinesa Geely, que produzirá assim carros elétricos de sua própria marca na fábrica da montadora francesa no Paraná.

Como também já comentamos, isso não mudará a vida da Renault por aqui, já que a marca não se beneficiaria com carros elétricos de origem chinesa para concorrer com players como BYD e GWM, por exemplo.

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Isso a GM estará fazendo com seu Chevrolet Spark EUV, enquanto a Stellantis apostará na Leapmotor como sexta marca no país.

Mas, de volta à Renault, ela tinha um sedã elétrico chinês para ser usado na Europa como um carro de aplicativo, sendo disponibilizado como Mobilize Limo, porém, a coisa deu errado.

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O carro em si não parece ruim, pelo contrário, sendo uma versão do chinês JMEV Yi, lançado no país asiático em 2021.

O projeto na Europa fracassou e a marca nem sequer tentou apostar no mercado brasileiro, mas há três anos, ainda não havia uma “ameaça” de carros elétricos chineses por aqui.

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Seja como for, o produto criado pela Renault em parceria com a JMC agora toma um novo rumo ao chegar ao mercado russo, mas não pela Renault – que saiu oficialmente do país – e nem pela JMC.

A empresa russa Avtotor fechou um acordo com a JMC e está lançando no mercado local uma nova marca, a Amberauto, sendo que este sedã elétrico agora será vendido como Amberauto A5.

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Inicialmente, o projeto previa a importação de 200 carros desmontados para serem terminados em Kaliningrado ao final de 2023, mas a recepção foi boa em 2024, 1.100 unidades foram montadas na Rússia.

Com 4,675 m de comprimento e 2,750 m de entre eixos, o Amberauto A5 tem motor elétrico de 160 cavalos e 22,9 kgfm, indo de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e com final limitada a 140 km/h.

Sua bateria de 60 kWh, feita de fosfato de ferro, garante autonomia de 450 km no ciclo NEDC.

 


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X